Menu fechado

Indo por todo mundo

19/09/2019 | Avisos e Notícias

Amor por missões sempre correu nas veias da Ibasp, e em julho vimos uma demonstração prática disso. Com duas viagens pessoais e uma em equipe, foi possível conhecer e alcançar três campos diferentes.

Retorno a Rincón

A Missão Batista em Rincón del Tigre (na Bolívia, a aprox. 230 km de Corumbá/MS) já recebeu voluntários da Ibasp em várias ocasiões. Dessa vez, o Rogério “Maranhão” passou 20 dias lá, trabalhando no conserto de vários motores e equipamentos.

É um campo que tem grande necessidade de renovação dos missionários, pois os que lá estão já têm todos mais de 60 anos. Outros pedidos de oração: pela construção de um ginásio para a escola e pelo missionário Roman, que necessita de uma cirurgia no braço, mas só pode fazê-la quando houver alguém para substituí-lo durante sua ausência.

Do outro lado do mundo

Já faz algum tempo que um jovem da Ibasp se sente chamado por Deus para ir à China, e agora teve a oportunidade de conhecer esse país. Em sua viagem, pôde conhecer vários profissionais brasileiros que vivem ali há algum tempo.

Os lugares que visitou têm grande concentração de muçulmanos de diversas etnias. Alguns são mais nominais, enquanto outros são mais devotados em sua prática religiosa. Cristãos não podem evangelizar abertamente, e estão sujeitos a diversos tipos de sanção caso insistam em falar publicamente sobre Jesus. Islamismo e budismo são bem comuns na China, mas o “deus” realmente adorado pelo povo é o dinheiro. O governo não hesita em usar preceitos religiosos para forçar o povo à obediência civil. Além disso, tenta minar onde pode a atuação de ONGs estrangeiras suspeitas de levar influências indesejadas (como o cristianismo) para o país.

Assim, o trabalho missionário na China é de “formiguinha”: profissionais cristãos criam laços de amizade com indivíduos à sua volta, para então aos poucos conquistar sua atenção para a mensagem da cruz.

Dias intensos

Durante 10 dias, uma equipe de 25 pessoas da Ibasp esteve na Missão Cüagü, em Benjamim Constant/AM. Os participantes, com idades entre 14 e 70 anos, tiveram uma programação intensa nesses dias. Parte da equipe realizou uma Escola Bíblica de Férias (EBF), que reuniu cerca de 180 crianças em duas turmas. Com histórias bíblicas, música, trabalhos manuais e muita brincadeira, não houve muito tempo de descanso.

A equipe chegou bem a tempo para a inauguração de um novo centro médico, construído com doações vindas da Alemanha. Vários dentistas, uma médica e alguns estudantes da área da saúde se desdobraram para dar à comunidade o melhor atendimento possível no pouco tempo e com os limitados recursos disponíveis. É um lugar onde sobra necessidade e faltam profissionais qualificados, por isso as filas de espera eram longas e persistentes. Ao todo, foram atendidas cerca de 360 pessoas.

Dois membros da equipe deram treinamento bíblico para os líderes das comunidades locais, o que foi muito bem recebido e elogiado. Também os professores de crianças receberam um treinamento específico para sua área. As mulheres da comunidade puderam participar de cursos de artesanato e corte&costura, ampliando assim suas possibilidades de geração de renda. Por fim, nossos missionários itinerantes ainda puderam contribuir com manutenção e conserto de várias máquinas e equipamentos, tanto da missão quanto da comunidade.

Confira mais fotos na galeria no fim desta matéria.

Lições

No culto do dia 18 de agosto, a igreja ouviu relatos e viu muitas fotos dessas viagens, e as duas adolescentes que participaram da viagem resumiram dois tópicos que ficaram marcados para elas – mas com certeza também para todos os integrantes da equipe: em primeiro lugar, o cristão pode e deve usar os dons que recebeu de Deus em qualquer lugar em que estiver. Além disso, a convivência com uma realidade bem diferente destacou mais uma vez a importância de ser grato por todos os presentes que Deus nos dá diariamente e de aprender a valorizar o que se tem.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.