Menu fechado

A origem da coroa de Advento

30/11/2020 | Avisos e Notícias

Em 1833, o pastor Johann Hinrich Wichern, de Hamburgo, fundou uma instituição para ajudar o que hoje chamamos de crianças socialmente vulneráveis. Nessa casa, chamada de “das Rauhe Haus” (“a casa rústica”, em tradução livre), as meninas aprendiam a lidar com as tarefas do lar e os meninos, treinados em uma profissão, como sapateiro ou encadernador.

Siga-nos no Facebook e no Instagram!

Para ajudar as crianças a controlar a ansiedade pré-Natal, Wichern pegou uma roda de carroça velha e prendeu nela 4 velas grandes e dezenove pequenas. As maiores representavam os domingos e as menores, os dias da semana até a véspera do Natal. A cada dia, acendia-se uma vela a mais, ilustrando assim a passagem do tempo até a data tão esperada. Surgia a “coroa de Advento”.

Com o tempo, a coroa foi reduzida a apenas 4 velas. Quatro domingos antes do Natal, acende-se a primeira. No domingo seguinte, são duas, depois três e então, no último domingo antes da festa, a coroa brilha com quatro velas acesas. Quanto mais perto chegamos do Natal, mais forte brilha a luz – mais perto está a chegada da Luz do Mundo, Jesus. “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz… Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9. 2 e 6).

Hoje não esperamos mais o nascimento do Messias, pois ele já veio e já completou sua obra na terra. Mas esperamos, sim, o retorno do Rei dos reis, quando viveremos para sempre na cidade que “não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia” (Ap 21.23). Também hoje o advento sinaliza a aproximação do momento em que finalmente não haverá mais trevas, nem dor, nem tristeza, nem choro, nem morte. Maranata – vem, Senhor Jesus!

Não perca, a partir de amanhã (1/12), a nossa contagem regressiva para o Natal, com músicas, curiosidades, receitas, meditações e mais.

#advento #Advent #Adventskranz #espera #Natal #LuzdoMundo #maranata #igrejabíblica #igrejaproclamadora #contagemregressiva


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.