Menu fechado

Asa, o rei de pés doentes

29/04/2019 | Mensagens, Pastores visitantes

Domingo, 28/4/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: 2 Crônicas 14-16

Apresentação

Asa foi o terceiro rei de Judá, ou seja, do reino do sul resultante da divisão do reino de Israel depois de Salomão, filho de Davi. A Bíblia atesta que foi um bom rei, fiel a Deus, tendo removido os objetos de culto idólatra do país, ainda que não tenha conseguido eliminar tudo. Como todos nós, Asa procedeu bem em muitas coisas, mas também cometeu erros. Sua história nos propõe a pergunta: O que é mais importante? Começar bem ou terminar bem? E o que importa a maior parte daquilo que fazemos ao longo da vida? Alguns aspectos marcantes da pessoa e do reinado de Asa são:

  • Em linhas gerais, ele procedeu de forma a agradar a Deus.
  • Ele removeu a idolatria de Judá.
  • Ele celebrou um tratado com a Síria pagã, em parte à custa dos tesouros do templo de Deus.
  • Ele não procurou orientação e ajuda de Deus quando adoeceu.
  • Ele morreu em paz.

É interessante desenhar o perfil do rei Asa por meio de cinco testes pelos quais ele passou em sua vida, a ser examinados a seguir.

Teste 1: A luta contra a idolatria

2Cr 14.1-8 – Asa manteve-sie fiel a Deus e combateu a idolatria em Judá. Além disso, foi previdente, reforçando seu exército e fortificando as cidades. Por isso, o país viveu um longo período de paz, graças à sua fidelidade a Deus.

Resultado do teste 1: APROVADO!

Teste 2: A invasão do sul do país

2Cr 15.9ss – Ele teve de enfrentar a ameaça de um reino africano, que veio contra ele com uma força quase duas vezes superior à sua própria, portanto sem chance nenhuma para ele.

Diante dessa ameaça, Asa clamou a Deus por ajuda e foi atendido. O poder do Senhor veio em socorro de quem lhe era fiel.

Resultado do teste 2: APROVADO!

Teste 3: Reforma religiosa

2Cr 15.16-19 – Asa não só removeu os ídolos espalhados pelo país, como chegou a depor sua avó Maaca, a rainha-mãe, por esta ter também instituído um ídolo, que ele destruiu na ocasião. Foi certamente uma medida impopular e um ato de coragem, que confirmou sua fidelidade ao Senhor.

Resultado do teste 3: APROVADO!

Teste 4: Guerra com Israel e aliança com a Síria

2Cr 16.1-10 – Na guerra contra o reino do norte, Asa foi censurado pelo profeta Hananias por não ter procedido do mesmo modo como no teste 2, ao recorrer ao rei da Síria em vez de a Deus. Também não aceitou a censura de Hananias. Com isso, agiu de maneira semelhante tanto ao seu pai como a seu filho. A partir daí, acabou a paz para o reino de Judá.

Apresar de ter o coração totalmente dedicado ao Senhor, ele foi instável.

Resultado do teste 4: REPROVADO!

Teste 5: A doença nos pés

2Cr 16.12-14 – Perto do fim da sua vida, Asa foi atacado de uma grave doença nos pés, mas novamente não buscou o socorro do Senhor, limitando-se à assistência dos médicos. Note-se que seu erro não foi ter consultado os médicos, mas de não ter recorrido a Deus. Poderia ter feito ambos.

Resultado do teste 5: REPROVADO!

Algumas notas finais

  • Entre erros e acertos, pode-se dizer que o saldo da vida de Asa foi positivo. Deus julga a nossa vida pelo total dela, e não por atos isolados (2 Cr 15.17). A propósito, o mesmo aconteceu com Josafá, seu filho e sucessor (2Cr 20.31-32).
  • Todos corremos o risco de, com o passar do tempo, nossos sucessos iniciais se tornarem problemas quando geram excesso de autoconfiança.
  • A instabilidade da nossa vida espiritual nos afeta e prejudica.
  • Um bom começo não garante um bom final.
  • Deus procura pessoas comprometidas com ele (2Cr 16.9).

Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.