Menu fechado

Os dois montes

02/09/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (10)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 1/9/2019

Clique para ouvir a mensagem.

Josué honrou a aliança que o Senhor fez com Moisés

À primeira vista, a atitude de Josué nesta passagem parece estranha. Israel tinha acabado de vencer a batalha contra a cidade de Ai, e nesse clima de vitória o natural teria sido ir logo adiante para ampliar a conquista da terra. Josué, porém, interrompe tudo e convoca todos a um grande culto, lembrando-se do que Deus havia instruído a fazer no início da sua entrada em Canaã:

Quando vocês atravessarem o Jordão e entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, levantem algumas pedras grandes e pintem-nas com cal. Escrevam nelas todas as palavras desta lei assim que tiverem atravessado para entrar na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, terra onde manam leite e mel, como o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes prometeu. E quando tiverem atravessado o Jordão, levantem essas pedras no monte Ebal, como hoje lhes ordeno, e pintem-nas com cal… (Dt 27.2-5).

Portanto, Josué sabia o que devia fazer e obedeceu a Deus.

A obediência traria bênção

Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus (Dt 28.1-2).

No entanto, enquanto a obediência às ordens de Deus traria bênção,

A desobediência traria maldição

Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão. Vocês serão amaldiçoados na cidade e no campo (Dt 28.15-16).

Deus nos trata conforme a sua aliança

Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações, e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno, então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração e terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado. Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta. Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que seus antepassados. O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam. (Dt 30.1-6)|.

O monte Ebal foi o local de onde se proclamaram as maldições que atingiriam o povo em caso de desobediência, e foi nesse mesmo monte que Josué e o povo deveriam prestar culto a Deus, lembrando assim que, apesar de todo o mal que nos sobrevém do pecado, existe a possibilidade de retorno a Deus.

Cristo é a nossa aliança com Deus

Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança (Hb 9.15).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça (1Jo 1.9).

Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12).

Josué tomou tempo para cultuar a Deus coletivamente

Todo o Israel, os estrangeiros e naturais da terra com seus líderes, os seus oficiais e os seus juízes, estavam em pé dos dois lados da arca da aliança do Senhor, diante dos sacerdotes levitas (Js 8.33).

Josué fez questão de levar todos para aquele culto – e não foi uma coisa fácil: a distância de onde estavam acampados até o Monte Ebal era de aproximadamente 40 km!

Cabe perguntar então: qual é a nossa prioridade diante de Deus?

O povo estava reunido ali para ser instruído

Sobre isso, o Novo Testamento tem os seguintes recados para nós:

Os que aceitaram a mensagem foram batizados e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações (At 2.42).

Nenhum culto on-line pode substituir a comunhão. Alguém já disse que o pecado é como a barba – por mais que se remova, sempre volta a crescer. E nesse sentido a comunhão no culto é uma “barbearia espiritual”. Por isso:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o dia (Hb 10.25).

O povo estava reunido para servir no culto

Na ocasião daquele culto convocado por Josué, o povo todo esteve ativo. Por ordem de Deus, os anúncios de bênçãos e maldições foram distribuídos entre as diversas tribos:

Quando vocês tiverem atravessado o Jordão, as tribos que estarão no Monte Gerisim para abençoar o povo serão: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim, e as tribos que estarão no Monte Ebal para declarar maldições serão: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali (Dt 27.12-13).

Traduzindo para o ambiente cristão:

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente… (Rm 12.4-8).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.