Menu fechado

O presente da alegria!

23/12/2019 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve

Pr Wilson R. Greve – domingo, 22/12/19

Texto bíblico básico: Lucas 1.39-45

As ideias que vêm à mente das pessoas quando pensam no Natal são mais ou menos as mesmas para todos, quer sejam cristãs, quer não. Palavras como alegria, paz, reconciliação (entre nós), luz, beleza, etc. parecem definir o que se chama de espírito do Natal. No mais, o nascimento daquele bebê parece algo muito comum.

No entanto, existe também o desafio de pensar no Natal de forma diferente. Nosso texto bíblico básico inclui a seguinte passagem:

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! (Lc 1.41-42).

O Messias de Israel estava sendo aguardado ansiosamente, e Isabel percebeu que essa vinda se daria na pessoa do Senhor Jesus. Assim ela aguardou o primeiro Natal com grande expectativa.

Isso já faz mais de 2.000 anos e não é esta vinda que esperamos. Qual seria então a nossa expectativa para o Natal? Haveria um segundo Natal, uma nova vinda de Jesus a esperar? A Bíblia diz que sim – e nos oferece com ela a expectativa de uma alegria completa, bem maior ainda que a de Isabel e do bebê João.

 Cristo veio e nos mostrou o amor de Deus

Jesus declarou aos seus discípulos:

Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (João 16.20).

A tristeza de que Jesus fala aqui refere-se à sua morte na cruz, mas sem esta a vinda de Jesus não seria completa e não faria sentido – e ela é o caminho para chegarmos à alegria verdadeira e completa. Por isso Jesus continua, dizendo:

Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome (João 16.22-23).

A ótima notícia é que Jesus nos abriu o acesso direto a Deus – e este depende essencialmente do sacrifício de Jesus, apesar de o seu nascimento ter sido importante. Ou seja:

Cristo veio e nos reconciliou com Deus.

Cristo veio e nos deu esperança

Jesus diz mais:

Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”. …
Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo
(João 16.28,33).

Por ter vencido o mundo, Jesus voltará – e notícia nenhuma é tão boa como esta.

No entanto, nem todos estão preparados para isso – não entendem a missão de Jesus e pretendem dar-se bem com Deus por seu próprio esforço. Faz parte da boa notícia, porém, que todos os que aceitam o sacrifício de Jesus para si são transformados e ganham a alegria que ele tem a oferecer. Portanto, é tempo de voltar a Jesus e entregar a vida a ele. Então se aplicará à sua vida a promessa de que feliz é aquele que crê na volta do Senhor e anseia por ela.

O apóstolo Paulo explica isso para nós quando diz:

Dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre (1 Tessalonicenses 4.16-17).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.