Menu fechado

O presente do amor!

09/12/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Pr Wilson R. Greve – domingo, 8/12/19

Clique aqui para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: 1 João 4.7-21

A primeira carta de João, conhecida como a carta do amor, é um desafio para nós. Ela contém verdades que nos confrontam.

Mas o que é amor? Algumas definições dos dicionários são:

  • um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem;
  • um sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro;
  • uma inclinação ditada por laços de família;
  • afeição, simpatia, amizade, etc.

No entanto, o amor de que João fala é bem mais do que isso:

O amor faz parte da própria natureza de Deus

João explica:

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (1Jo 4.7-8).

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27).

O amor divino faz parte da imagem de Deus em nós.

O amor de Deus nos traz vida

A vida que o amor de Deus traz não é a vida natural, a mera existência. É muito maior:

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (1Jo 4.9-10).

Assim, podemos existir, mas sem viver de verdade, com data marcada para morrer, sem nada além do momento atual e sem esperança – uma situação semelhante à de um condenado à prisão perpétua. Ao contrário disso, a mensagem do evangelho é que a vida que Jesus nos dá não termina aqui, e ela independe das nossas circunstâncias:

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados nos quais costumavam viver quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (Ef 2.1-3).

Se não tivermos o presente da vida de Jesus, não teremos esperança. Porém:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).

Por isso, o convite para nós é: Não se limite simplesmente a existir. A mera sobrevivência não merece ser chamada de vida.

O amor de Deus nos dá o exemplo

Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós (1Jo 4.11-12).

Esse amor é como o vento: ninguém o enxerga nem consegue pegá-lo, mas todos conhecemos os seus efeitos.

O amor de Deus é sacrifical:

Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

Deus entregou tudo em nosso favor.

O amor de Deus é imerecido

Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
que ele derramou sobre nós generosamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna
(Tt 3.5-7).

Deus nos amou antes de tudo, sem qualquer condição:

Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo… Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniquidades (Is 64.6-7).

O amor de Deus nos traz segurança

O amor está aperfeiçoado entre nós para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (1Jo 4.17-18).

Nossa verdadeira vida começa quando encontramos Cristo:

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou (Rm 8.29-30).

Nossa própria força não nos liberta do pecado, mas:

Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Rm 8.33-35).

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38-39).

O amor de Deus nos traz responsabilidade

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão (1Jo 4.19-21).

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13.34-35).

O amor é como o vento e o sol, que não precisam se anunciar, mas simplesmente aparecem:

Concluindo:

A energia do amor se descarrega seguindo as linhas de um triângulo, cujos vértices são Deus, a própria pessoa e o próximo (C.H. Dodd).

Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1Jo 4.19).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.