Menu fechado

Nossa identidade

20/01/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios (1)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 19/1/2020

Texto bíblico básico: Efésios 1.1-2

Introdução

A carta de Paulo aos Efésios parece ter sido na verdade uma carta circular destinada a várias igrejas. Pode também ter sido uma complementação dos assuntos tratados na carta aos Colossenses, visando a um público maior.

A carta aos Efésios pode ser dividida em duas partes:
1) A suficiência de Deus e seu cuidado pelos seus filhos;
2) A igreja, o corpo de Cristo, e seu propósito.

Em Ef 3.4-6, Paulo enfatiza a união de israelitas e judeus nesse corpo de Cristo. Assim, essa circular também se dirige a nós, hoje.

Quem era Paulo?

Ele se apresenta como “apóstolo de Cristo pela vontade de Deus”, ou seja, não era autonomeado; seu apostolado não era uma iniciativa dele mesmo – ele era alguém escolhido pelo próprio Cristo. Quando Paulo estava em Damasco, logo após o seu encontro com Cristo na estrada, …

… o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel (At 9.15).

A partir daí, Paulo passou a viver totalmente dedicado a Cristo:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Embora fosse homem como qualquer um de nós, sua vida se distinguia por ele não pertencer a si mesmo, mas a Cristo:

Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte, porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fp 1.20-21).

Isto se refletiu na influência que ele exercia entre os cristãos, do qual inclusive outros dão testemunho:

…como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles (2Pe 3.15-16).

Paulo era credenciado como mensageiro de Deus, e esse recado de Pedro alerta para o cuidado que precisamos ter ao lidar com a Palavra de Deus e interpretá-la corretamente.

Para quem Paulo escreve? – I

Ele qualifica seus destinatários com dois termos:

– aos santos e
– aos fiéis.

Santos

O que é um santo? É alguém separado e dedicado a Deus. Atos 19.9 fala de tal separação de forma bem prática:

Alguns deles [dos judeus] se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Assim, o santo é alguém separado do mundo, apesar de viver no meio dele:

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai (Gl 1.3-4).

Ser santo é ter outros valores e relacionamentos. É viver de acordo com o padrão bíblico, e a união desses santos é que forma a igreja. Nas palavras de Martin Lloyd-Jones, “a igreja não é uma instituição, é primordialmente uma reunião, um encontro de santos.”

O cristão – santo – é também alguém purificado. Em 2 Crônicas 29.18-19 há um exemplo de purificação dos apetrechos do templo por ocasião de um reavivamento espiritual, e que pode ser aplicado à nossa vida:

Purificamos todo o templo do Senhor, o altar dos holocaustos e a mesa do pão consagrado, ambos com todos os seus utensílios. Preparamos e consagramos todos os utensílios que o rei Acaz, em sua infidelidade, retirou durante o seu reinado. Eles estão em frente do altar do Senhor.

Aqueles utensílios eram destinados exclusivamente ao culto de Deus, e assim deve ser a nossa vida santificada:

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine
(1Co 6.11-12).

Ainda citando Lloyd-Jones: “Ser cristão é primariamente alguém segregado do mundo”. Ou, nas palavras de Pedro:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Para quem Paulo escreve? – II

Aos fiéis:

Fiel (gr. pistós) é alguém que se convenceu de que Jesus é o Messias e o autor da salvação. Um crente verdadeiro.

Fiel é aquele que vive cheio de fé e a demonstra:

Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor (2Co 5.5-8).

Este é o crente verdadeiro, que sabe qual é seu destino, que não confia no que vê, mas na esperança.

Fiel é aquele que permanece constante em sua fé:

Mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês (1Pe 3.14-15).

O que Paulo diz aos crentes

Ele lhes oferece graça e paz. São valores cheios de significado, muito além de fórmulas de saudação.

A graça é a oferta de Deus para restaurar a nossa vida:

Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Rm 5.8).

O que importa é o que Cristo fez por nós e que nos dá esperança:

Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! (Rm 5.10).

A paz é o resultado da nossa reconciliação com Deus:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus (Rm 5.1-2).

A paz é a expressão da segurança que Deus nos oferece, mas nós precisamos decidir recebê-la.

Conclusão

A vida cristã é santa, purificada, movida pela fé e feliz.

Desafio: Ler repetidamente a carta aos Efésios até incorporar sua mensagem.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.