Menu fechado

Nossa alegria em Cristo

03/02/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios (3)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 2/2/2020

Texto bíblico básico: Efésios 1.7-10

Na nossa vida diária temos muito mais tendência a reclamar e resmungar do que ser alegres. Por que será?

Provavelmente é porque ainda não experimentamos a verdadeira consequência do nosso pecado. Não temos noção da nossa miséria e somos ingratos. No texto básico de hoje, porém, lemos que por meio de Cristo fomos redimidos.

Essa redenção (gr. apolutrósis) é uma liberação efetuada pelo pagamento de resgate, comprado de alguém (resgatado), assim:

Agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna (Romanos 6.22).

Esse texto continua falando do resultado do pecado do qual fomos libertados:

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6.23).

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram (Romanos 5.12).

Nossa própria justiça não tem valor diante de Deus, por isso o resgate por Cristo era indispensável.

Como Cristo tornou isso possível?

O preço do nosso resgate foi o próprio sangue de Cristo – a justiça de Deus não permitiria simplesmente perdoar ignorando o pecado. Alguém teria de assumir o preço – e Deus mesmo fez isso por intermédio do seu Filho:

Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção (Hebreus 9.12).

Contudo, de tanto ouvirmos e repetirmos essa mensagem, não temos uma verdadeira noção do que ela representa. O sacrifício de Cristo chega a nos parecer banal. Por isso é importante insistir nela, como Paulo faz em Gálatas 1.3-4:

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,
que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

Essa mensagem nos deixa felizes? Temos todos os motivos para isso.

Qual o motivo pelo qual Cristo derramou seu sangue?

  • Para satisfazer a justiça de Deus

Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos (Romanos 3.25).

Segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão (Hebreus 9.22).

  • Para nos aproximar de Deus purificados:

…Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém (Apocalipse 1.5-6).

Ele nos transforma para podermos glorificar a Deus com nossa vida – um grande motivo de alegria!

Quais as consequências desse ato?

Ele mostrou a maravilhosa graça de Deus a nosso favor, motivo suficiente para nos alegrarmos. A história da transformação de Saulo em Paulo ilustra isso:

Caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues (Atos 9.4-5).

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo (Efésios 3.8).

Por que não nos alegramos como Paulo? Por que nos escondemos? Será que fomos mesmo transformados? Seguem ainda algumas passagens para nos despertar e inspirar:

Deus revelou o mistério da sua vontade:

Neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e vendo, vereis, mas não percebereis porque o coração deste povo está endurecido e ouviram de mau grado com seus ouvidos e fecharam seus olhos para que não vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure (Mateus 13.14-15).

Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz (Romanos 8.5-6).

Deus nos deu a certeza de que tudo virá a ser como era na criação

Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar (Isaías 11.6-9).

Ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre (Apocalipse 5.13).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.