Menu fechado

Nosso testemunho em Cristo

17/02/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios (5)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 16/2/2020

Texto bíblico básico: Efésios 1.15-16

Paulo intercede com alegria pelos efésios porque ouviu da e do amor que eles tinham por todos os santos.

Mas, afinal, o que é fé? Ou antes – o que não é fé no Senhor?

Fé não é simplesmente praticar boas ações quaisquer. Jesus adverte:

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mateus 7.21,23).

Também não basta acreditar em Deus e em Jesus:

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem! (Tiago 2.19).

Então, afinal, o que é a fé no Senhor? Paulo descreve:

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados … Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos (Efésios 2.1,3-5).

A graça de Deus e sua presença mostram-nos a nossa situação – e é importante ser honesto diante de Deus.

Devemos exercitar a fé

Lembramos continuamente diante de nosso Deus e Pai o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 1.3).

Santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês (1 Pedro  3.15).

Essa fé genuína é movida pelo amor. Paulo comenta que ouviu do amor demonstrado por todos os santos. Sem isso, a fé não teria valor nenhum:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá (1 Coríntios 13.1).

Esse amor dirige-se primeiramente aos irmãos:

Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos (Atos 2.44-47).

A união não é a ausência de diferenças, mas a capacidade de administrá-las juntos para o bem comum.

O amor dos cristãos expressava-se pelo benefício mútuo.

Eles “partiam o pão”, ou seja, celebravam a Ceia do Senhor para desenvolver a comunhão entre eles.

O resultado disso era alegria e sinceridade, motivando-os a exercer a fé e o amor.

Amor pelo perdido

O amor de Deus estende-se, porém, também aos perdidos:

Jesus lhe disse [sobre Zaqueu]: Hoje houve salvação nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido (Lucas 19.9-10).

Precisamos ter a mesma disposição que Cristo. Ele instrui:

Eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo demais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês
(Mateus 5.44-48).

Resumindo:

Não se pode ser cristão sem amar:

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade (1 João 3.16-18).

Será que Paulo poderia alegrar-se e louvar a Deus pelo nosso testemunho?

  • Nossa fé tem sido só de boas obras ou apenas um costume herdado de nossos pais?
  • Nosso amor tem se manifestado em todas as esferas dos nossos relacionamentos?
  • As pessoas ao meu redor podem ver Cristo e seu amor através da minha vida?

Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.