Menu fechado

Nossa condição em Cristo

06/04/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Pr Wilson R. Greve – domingo, 5/4/2020

Texto bíblico básico: Efésios 2.4-7

Clique para assistir ao culto completo.

Sem dúvida todos sabemos o que é ter medo por causa de uma situação de insegurança – tipicamente aquela pela qual estamos passando nas últimas semanas.

Mas existe ainda outra causa de medo – o de precisarmos enfrentar a ira de Deus. É disso que fala Efésios 2.3, o texto que antecede esse que serve de base para esta meditação. Isaías 64.6 detalha essa condição:

Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.

Os versículos 4-5, porém, mudam completamente essa perspectiva. Eles dizem:

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.

Nossa situação mudou! Vivemos debaixo da misericórdia de Deus, que nos transforma! Confira sobre isso também Tito 3.3-7.

Romanos 5.17-18 diz:

Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

Esta passagem, junto com a de Efésios 2, mostra que, por meio de Cristo, nossa nova vida não é apenas uma promessa para o futuro, mas que ela vigora desde já. Não estamos mais afastados de Deus, e devemos apropriar-nos da bênção dessa comunhão com Deus em cada momento e situação.

A mensagem é que Deus não é mais um juiz distante e ameaçador, mas que está junto de nós com sua graça e seu amor. Nosso pecado já foi perdoado e temos paz com Deus. Em Cristo já estamos assentados nas regiões celestiais (v 6).

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito da vida me libertou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.1-2)

Em Cristo temos uma nova natureza. Se ainda pecarmos, isto são acidentes que, evidentemente, precisam ser corrigidos, mas que não rompem nossa comunhão com Deus.

Se alguém está em Cristo, é nova criação (1Co 5.17).

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20).

Hebreus 10.17-22 também confirma isso. Para que então ter medo e sentir-se inseguro diante de Deus? Deus está no controle e sua graça nos sustenta!


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.