Menu fechado

Tudo é pela graça

19/04/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios (09)

Texto bíblico básico: Efésios 2.8-10

Em Filipenses 3.1, Paulo diz:

Escrever de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Pode ser que a mensagem de hoje pareça repetitiva, mas o assunto é de importância fundamental – a nossa salvação. Afinal, o que é ser salvo? Pouco antes do texto básico indicado acima, Paulo diz em Ef 2.4-5:

Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.

É comum a ideia – errada – de que ser salvo é escapar do inferno, e muitos confiam em si mesmos para conseguir isso, cumprindo rituais e regras quaisquer. Entretanto, salvação não é apenas livrar-se da condenação, mas é ganhar vida pela graça de Deus.

Não se trata de deixar nosso mau procedimento, mas de restabelecer a comunhão com Deus, e quem faz isso é ele, não nós. Romanos 3.10-12 mostra que não temos nenhuma condição de realizar isso por nossa conta:

Não há nenhum justo, nem um sequer, não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram e tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

Portanto, salvação não é só reservar um lugar no céu, mas ter pleno acesso a Deus.

Romanos 3. 23-26 diz:

Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas no presente demonstrou a sua justiça a fim de ser justo e justificador daqueles que têm fé em Jesus.

Mas o que é essa ? É o canal, o recurso por meio do qual Deus age em nós.

Uma ilustração:

Numa cirurgia, o médico cirurgião é aquele que toma a iniciativa e que é habilitado para agir em socorro do paciente. Para isso, porém, ele lança mão de diversos instrumentos que são essenciais, mas que só têm valor quando são manejados pelo cirurgião.

Deus é o médico que nos cura espiritualmente, e a fé é o instrumento que ele usa para isso. Por isso é Deus mesmo que precisa prover essa nossa fé. Nosso otimismo ou boa vontade não basta para isso. A fé não faz parte da nossa natureza.

Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante e desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor” (1Co 1.17-31).

A fé também não consiste em esperar que algo aconteça, mas a certeza de que já aconteceu:

A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11.1).

Nossas boas obras não têm valor nenhum:

Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe. Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniquidades. Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos (Is 64.6-8).

No entanto, Ef 2.10 diz que Deus nos fez para as boas obras – elas não são nossas, mas dele:

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

Para isso, Deus nos concedeu o seu Espírito, que habita em nós e nos capacita:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo (1Co 6.19-20).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 19/4/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.