Menu fechado

Por que lutar pela unidade da igreja?

22/06/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 15

Texto bíblico básico: Efésios 4.4

A mensagem anterior (14/06/20) baseou-se em Ef 4.3 e enfatizou a importância de promover a unidade da igreja por meio da paz. Pode-se dizer que a unidade da igreja é o canal por onde melhor flui o amor de Deus da igreja para o mundo. O texto básico desta meditação leva o tema adiante e mostra a importância do empenho ou até da luta em favor dessa unidade, e três noções fundamentais a cultivar para isso. Segue o texto básico, com destaque para as noções a serem abordadas:

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só.

O corpo é o que somos;

O Espírito é quem conduz o corpo;

A esperança aponta para onde o Espírito nos conduz.

O corpo

No texto em estudo, o corpo de que Paulo fala não é a igreja local, mas a igreja universal de Cristo em todos os lugares e todas as épocas.

De onde provém esse corpo? Uma ideia equivocada que tendemos a ter é que, para formá-lo, Deus selecionaria dentre a humanidade os elementos mais adequados. Não é assim. Na verdade, Deus chama indiscriminadamente quaisquer pessoas e transforma as que vêm a ele por meio do novo nascimento. Portanto, a igreja é um corpo totalmente novo, que não depende da origem dos seus membros. Paulo expressa isso assim em 1Co 12.13:

Em um só corpo todos formos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

Um corpo não se forma pela montagem de peças com determinadas funções, mas pelo crescimento orgânico dos seus membros para que, apesar de suas funções específicas, formarem um todo plenamente integrado. Por isso, todos têm o mesmo valor:

Assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Co 12.12).

Paulo destaca no mesmo capítulo que não importa o gosto pessoal de cada membro e que sua variedade enriquece o todo. Daí a importância da unidade desse corpo e do zelo por sua preservação:

De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial (1Co 12.18-25).

O Espírito

É ele que provê a substância do corpo. Sem ele, não temos como fazer parte do corpo. Jesus explicou ao seus discípulos:

Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir e anunciará a vocês o que está por vir (João 16.13).

O modo como ele chama os membros e os conduz à conversão pode variar bastante, mas é sempre ele quer nos capacita e, para assegurar uma unidade autêntica, é necessário que seja o Espírito Santo aquele que nos convença do pecado. Jesus explica:

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai e vocês não me verão mais; e do juízo porque o príncipe deste mundo já está condenado (Jo 16.8-11).

O resultado disso é o que está expresso em Gl 5.22-25:

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

A esperança

O corpo de Cristo vive em função do futuro glorioso em sua presença. Essa esperança é que dá sentido a toda a vida do corpo. Por isso, a expectativa da vida eterna é o aspecto mais marcante de tudo. O que importa realmente não é de onde viemos, nem onde estamos, mas para onde vamos. Jesus promete quanto a isso:

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver (Jo 14.1-3).

Resumindo: Antes não tínhamos vida, mas agora fazemos parte do corpo de Cristo graças à ação do Espírito Santo, que nos trouxe a Cristo e nos levará todos ao mesmo destino, mesmo que seja por caminhos diferentes. Esta é a nossa esperança:

Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Ef 2.4-6).

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama, permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos (1Jo 3.14-16).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 21/6/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.