Menu fechado

Minha parte na luta pela unidade da igreja

13/07/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 18

Texto bíblico básico: Efésios 4.7,11-13

A razão por que precisamos empenhar-nos pela unidade na igreja está exposta em Efésios 4.3:

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Para isso, Deus nos concedeu a sua graça – não apenas a graça da salvação, mas a que nos confere os dons do Espírito. Todo cristão recebe de Deus pelo menos um dom do Espírito e também uma ou mais tarefas para exercê-lo:

A cada um … é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente a cada um, como quer (1Co 12.7-11).

Portanto, há diversidade de dons, distribuídos sempre do modo como Deus quer.

Você sabe qual é o seu dom? Já procurou saber? É importante!

As diversas funções na igreja precisam de pessoas para exercê-las! Ser cristão não é só comparecer ao culto no domingo.

Deus determina os nossos dons – não somos nós que os escolhemos. Ele nos capacita inclusive para coisas que excedem as nossas habilidades naturais. Dois exemplos:

O Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem [Saulo] é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis e perante o povo de Israel (At 9.15).

[Deus disse a Moisés]: Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” Deus afirmou: Eu estarei com você” (Ex 3.10-12a).

Nós de qualquer modo não somos capazes, mas a graça de Deus nos usa:

Pela graça de Deus sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Co 15.10).

Por outro lado, não devemos empreender aquilo para o que não fomos chamados. Há também tanto trabalhos temporários como permanentes:

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus que efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito visando ao bem comum (1Co 12.6-7).

Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef 4.11-12).

Os versículos 12 e 13 do texto básico explicam a que se destinam os dons:

Para que o corpo de Cristo seja edificado até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude em Cristo.

Considero tudo como perda em comparação com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé (Fp 3.8-9).

Para conseguir isso, temos de crescer juntos, até todos chegarmos a ser como Jesus:

Ora, assim como o corpo é uma unidade apesar de ter muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Co 12.12).

Esta é a base da unidade.

É  responsabilidade nossa ajudar-nos mutuamente a crescer – só seremos perfeitos unidos.

É preciso assumir a função de membro sob a cabeça. Cada membro é importante, inclusive nas atuais condições de isolamento social.

Pr. Wilson Greve – domingo, 12/7/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.