Menu fechado

Evidências da transformação

31/08/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 23

Texto bíblico básico: Efésios 5.3-6

No texto em estudo, Paulo denuncia uma série de procedimentos usuais no mundo mas indignos do cristão, e que por isso não deveriam existir entre nós, o que significa que, como cristãos,

Somos diferentes do mundo

Especificamente, ele cita:

  • Prostituição, ecoando o que ele também escreveu em 1Co 6.15: Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!
  • Impureza, que não é apenas sexual, mas inclui toda a mentalidade depravada do mundo e as respectivas práticas (corrupção, mentira, etc.), conforme ele já havia comentado em Ef 4.19: Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
  • Cobiça. Jesus alerta contra isso em Lc 12.15: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens!
  • Obscenidade: práticas indecentes e indignas;
  • Conversas tolas e gracejos imorais: falatório vazio, sem valor, falso e de conteúdo destrutivo em geral.

Como cristãos, deveríamos ser diferentes, conforme o que Paulo já havia comentado em Ef 4.22-24:

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Nosso desafio para hoje: Para quem cresceu num ambiente cristão, tudo isso pode parecer fora da realidade, mas então, no contexto cultural em que vivemos, o que se encaixaria aqui?

Paulo continua insistindo que essas práticas condenáveis

Nem sequer se nomeiem entre vocês

Em Rm 13.13-14 ele ensina:

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

A vida cristã consiste em santificação, o que exclui a ocupação mental com as coisas citadas aqui. A instrução é substituir tudo isso por ações de graças, alegrando-nos na verdade. Isso glorificará o Senhor e resultará no que se recomenda em Cl 4.6:

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Nossa eternidade será diferente daquela do mundo

Vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, nem impuro, nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5).

Não se trata de um esforço heroico nosso, mas do resultado de sermos transformados pela graça de Deus, e sua prática é importante. Jesus já insistiu em que podemos ter certeza disso:

Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

Será que temos essa convicção? Nossa vida mostrará, e convém conferir, o que Jesus diz em Lc 6.43-46:

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração. “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”

Nosso coração mostra onde passaremos a eternidade

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão (1Jo 3.9-10).

É preciso que isso se torne realidade – e temos a promessa de Deus para isso:

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

Nossa verdade não vem do mundo, mas da palavra de Deus

Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência (Ef 5.6).

Cuidado: Deus é amor, mas também justiça. É preciso praticar o que sabemos ser correto. Ou será que ainda incorporamos algo como isto?:

As obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.19-21).

Ou Jesus realmente transformou a essência da nossa vida – assim?:

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gl 5.22-25).

Deus nos chamou para sermos santos!

Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Ef 1.4).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.