Menu fechado

O papel do pai

10/08/2020 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Jó 1.1-5

O texto bíblico básico reflete a preocupação de Jó com seus filhos. Sua prioridade era a vida deles com Deus – que não tivessem pecado. Essa preocupação foi persistente – ela se estendeu mesmo ao longo da idade adulta deles:

Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó (Jó 1.4-5).

Jó manteve essa disposição com persistência, conforme também ensina Dt 6.5-7:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas essas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Jó também intercedia por eles diante de Deus. Paulo ensina isso com referência à igreja, mas a recomendação também é aplicável aos nossos filhos:

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos (Ef 6.18).

Jó era íntegro  e oferecia um bom exemplo – temia a Deus e evitava fazer o mal (v 1), procedendo corretamente.

Será que nossos filhos podem observar isso em nós durante a semana?

Jó expressou isso em uma de suas respostas aos seus amigos que o criticavam:

Enquanto eu tiver vida em mim, o sopro de Deus em minhas narinas, meus lábios não falarão maldade e minha língua não proferirá nada que seja falso. Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. Manterei minha retidão e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá (Jó 27.3-6).

Só conseguiremos manter-nos íntegros se Deus for realmente prioritário em nossa vida, como revela a reação de Jó às notícias das calamidades que se abateram sobre ele:

Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se com o rosto em terra, em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o tomou: louvado seja o nome do Senhor”. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.

Ele compreendeu o que Paulo ensina em Romanos 8.28:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

E Deus nos chama para nos tornarmos semelhantes a Jesus:

Pois aquele que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.29).

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus (Ef 5.1-2).

Pr Wilson Greve – domingo, 9/8/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.