Menu fechado

Estou cheio… mas de quê?

28/09/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 26

Texto bíblico básico: Efésios 5.18-20

Não se embriaguem com vinho… diz o texto básico, dando a impressão de que pretende impor regras e proibições. Não se trata disso, porém – é preciso considerar o contexto – o versículo anterior alerta contra procedimento insensato, e a embriaguez conduz a isso. No entanto, não é só o álcool que rouba a sensatez – há também outros fatores:

  • descontrole intelectual: somos governados pelos desejos;
  • descontrole emocional: somos governados pelos sentimentos;
  • descontrole físico;
  • descontrole comportamental: somos governados por impulsos.

Ao contrário disso, Paulo instrui em Romanos 6.10-14:

Morrendo, ele [Jesus] morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Em vez de se embriagar,

deixem-se encher pelo Espírito Santo

Isto, porém, não é necessariamente igual ao que ocorreu em Pentecostes:

Viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava (At 2.3-4).

Tais eventos extraordinários até podem ocorrer, mas não são a rotina.

Estar cheio do Espírito Santo significa viver continuamente com Jesus.

Como saber então que estou cheio do Espírito Santo?

Eis algumas indicações:

…falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais… (v 18);

Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más
(Mt 12.33-35).

O entendimento é fonte de vida para aqueles que o têm, mas a insensatez traz castigo aos insensatos. O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução. As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos (Pv 16.22-24).

Ser cheio do Espírito Santo promove a paz!

Dando sempre graças a Deus por todas as coisas

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor; herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação (1Pe 1:3-6).

Quem vive cheio do Espírito, não depende do que está em torno, mas do Senhor.

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2Co 4.16-18).

O que preenche o seu coração?

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo (Rm 8.5-9).

Será que conseguimos viver assim? Alegres, felizes e otimistas na esperança do futuro? Não precisamos ter nada para agradecer. A ênfase aqui não é no que devemos fazer, mas no que temos de buscar – a graça de Deus.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.