Menu fechado

Pequei… e agora?

21/09/2020 | Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Salmo 51

O que pensar quando um cristão dedicado, referência para muitos, subitamente larga tudo e passa a afirmar que “o cristianismo é apenas outra religião”? Como você se sente quando alguém que você conhece simplesmente abandona Cristo?

O rei Davi não disse nada disso, mas agiu dessa forma quando negligenciou suas responsabilidades de rei ao ficar ocioso em casa, em seguida cometendo adultério em consequência disso, depois tentando uma manobra para ocultar a origem da gravidez da sua amante e, quando aquilo não funcionou, mandando matar o marido dela. Isto feito, casou-se com a agora viúva e tentou levar uma vida normal até ser confrontado pelo profeta Natã. A história pode ser conferida em 2 Samuel 11-12.

Diante disso, Davi caiu em si e arrependeu-se do que fizera, o que ele expressa no Salmo 51, em que ele expõe seu arrependimento, seu anseio por restauração e seu propósito de mudança de vida. Vamos acompanhar esses três passos:

1. Arrependimento

e pedido de perdão(Sl 51.1-5):

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado, pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Davi reconhece que seu ato não foi apenas um passo em falso, mas que o pecado faz parte da sua natureza humana (“…desde que nasci…”) e que por isso ele precisa de uma transformação profunda, não apenas da correção de um ato falho.

2. Restauração

Davi percebeu que estava totalmente contaminado diante de Deus e que precisava de purificação externa e interna:

Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei (vv 6-7).

A purificação com hissopo era o ato pelo qual sacerdote declarava purificado um leproso. Davi pede por uma renovação de suas intenções e do seu espírito, bem como da orientação de Deus em sua vida por meio do Espírito Santo:

Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti (vv 8-13).

Davi reconheceu que sua vida necessitava de um novo começo, que Deus teria de lhe conceder.

3. Mudança de vida

Depois da sua confissão e do pedido de restauração, porém, Davi volta a clamar por perdão e libertação. Parece que o peso do pecado não desapareceu de uma vez, e havia necessidade de uma humilhação profunda – um “espírito quebrantado”. A mera religiosidade não basta. Os sacrifícios que agradam a Deus são aqueles de gratidão sincera pelo perdão recebido pela graça de Deus:

Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará a tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor. Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, senão eu os traria. 17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. 18 Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar (vv 14-19).

Como rei, Davi pede também pela prosperidade de Sião, ou seja, seu reinado também precisa ser restaurado. Seu pecado afetou toda a nação. Nosso pecado também afetará todo o povo de Deus – a igreja!

Pergunta para nós:
Qual é o pecado que preciso confessar a fim de restaurar minha vida e abençoar a igreja de que faço parte?


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.