Menu fechado

Sem tempo a perder!

14/09/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 25

Texto bíblico básico: Efésios 5.15-17

Veja prudentemente como você vive!

O texto em estudo dá duas recomendações para o nosso modo de vida:
– Viver não como insensatos,
– mas como sábios.

Parece muito simples, mas é bem difícil de aplicar na prática. Como são esses dois modos de vida?

Como vive o insensato?

a) Governado por sentimentos

Nossos sentimentos não deveriam dominar, mas ser subordinados ao Senhor:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (Jr 17.9).

Nossos sentimentos (nosso coração) não são de confiança; eles nos iludem e são inseguros.

b) Governado por desejos

Se eles governarem e não se realizarem, nada funcionará. Sempre exigirão mais e não se preocupam com consequências. O pecado original resultou disso:

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também (Gn 3.6).

c) Governado por impulsos

É talvez a situação mais comum. São as nossas reações impensadas e perniciosas, apesar de talvez as intenções serem boas:

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco). Jesus, porém, ordenou a Pedro: Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? (Jo 18.10-11).

d) Governado pela impaciência

Atitude infantil, incapacidade de esperar pela orientação de Deus:

Samuel [perguntou a Saul]: “O que você fez?” Saul respondeu: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: “Agora os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto” (1Sm 13.11-12).

Saul não era sacerdote e não poderia ter oferecido o sacrifício. Samuel lhe dissera que esperasse por ele, mas demorou…

Como vive o sábio?

Sabedoria não é o mesmo que inteligência, e a sabedoria do mundo não serve para o cristão:

Não se enganem. Se algum de vocês pensar que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”; e também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis (1Co 3.18-20).

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento (Pv 9.10).

a) Aproveita ao máximo cada oportunidade

Os dias são maus, por isso o sábio aproveita ao máximo cada oportunidade:

– a favor de nós mesmos – temos pouco tempo e não devemos desperdiça-lo:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite (Sl 1.1-2).

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mt 6.19-21).

O sábio não gasta sua vida em acumular bens ou em buscar a “felicidade”.

– …a favor dos que ainda crerão:

O sábio será um exemplo para os que não conhecem Deus:

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção
(1Pe 2.11-12).

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (Cl 4.5-6).

b) Procura compreender qual é a vontade de Deus

A falta de sabedoria está na imaturidade – em contentar-se com o básico da vida cristã. Os estudos já feitos na carta aos Efésios orientam-nos para isso:

Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Ef 1.4).

Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos (Ef 2.10).

…com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo (Ef 4.12-13).

Sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus (Ef 5.1-2).

Este é o nosso desafio: examinar nosso modo de vida e praticar esses ensinamentos, porque Jesus nos diz:

Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se. Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez (Ap 22.11-12).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.