Menu fechado

Convocados para a batalha

26/10/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 30

Texto bíblico básico: Efésios 6.10-13

Depois de uma longa série de ensinamentos e conselhos sobre a vida cristã ao longo de toda a carta, Paulo finaliza dizendo que aplicar tudo isso representará uma batalha para nós:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder (v 10).

Isto significa não só que haverá luta, mas também que a nossa própria força e virtude não basta para isso. A boa notícia é que Deus nos oferece a força necessária. É por isso que Paulo pôde dizer em Fp 4.12-13:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Também por isso Paulo já disse, no início da carta aos Efésios:

[Que vocês conheçam] a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais (Ef 1.19-20).

Portanto, precisamos prestar atenção para a fonte de onde obtemos nossa força.

Para termos firmeza no meio da batalha, Paulo continua, recomendando:

Vistam toda a armadura de Deus, para ficar firmes (v 11).

É importante que seja toda a armadura, completa, com todos os recursos para ataque e defesa. Há necessidade de uma atitude decidida, que não se distrai com questões irrelevantes, tal como Paulo também comenta em 1Co 9.25-27:

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Um exemplo do que pode acontecer quando nos distraímos é o episódio de Pedro caminhando sobre o mar, quando começou a afundar ao desviar o olhar de Jesus.

Nosso verdadeiro adversário

Nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 6.12).

É importante reconhecer nosso inimigo nesta batalha. Seu nome é Satanás e seu caráter está descrito em Isaías 14.12-15:

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!

Este é o adversário, aquele que pretende usurpar o lugar de Deus, e precisamos reconhecer o seu poder:

O próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem (2Co 11.14-15).

Entre ele e Deus não há meio-termo. Portanto, precisamos ficar atentos às suas estratégias:

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”. Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.1-5).

O resultado é conhecido – e o maior perigo é desprezar esse poder de Satanás.

O objetivo do inimigo

Precisamos reconhecer o objetivo do Maligno. Em 2 Coríntios 4.4 Paulo explica:

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Para não ficarmos aflitos com isso, Pedro nos anima em 1Pe 5.7-9:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

Paulo encerra então essas recomendações em Ef 6.13 dizendo:

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.