Menu fechado

Diante do trono

01/11/2020 | Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Apocalipse 4 e 5

Quando lemos o livro de Apocalipse, costumamos pensar em eventos futuros e muitas vezes tentamos encontrá-los nos eventos dos nossos dias. No entanto, essas visões queriam antes de tudo transmitir uma mensagem de consolo e esperança aos leitores originais. Elas também visavam ao Império Romano dos seus tempos. O Apocalipse refere-se várias vezes à “Babilônia” – uma alusão a Roma.

Aqueles leitores passavam por perseguição e tinham motivos para perguntar onde estaria o Reino de Deus. A resposta veio com a visão de um trono nos céus. A descrição prossegue em Ap 11.15, onde voltam a aparecer os 24 aniciãos diante do trono, adorando a Deus e dizendo:

O reino do mundo se tornou do nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

Isto em contraste com o imperador romano, que exigia adoração divina e perseguia os cristãos porque estes recusavam essa adoração.

A visão mostra ainda sete lâmpadas (uma alusão ao candelabro do tabernáculo descrito no livro de Êxodo), representando a plenitude do Espírito de Deus, e um mar de vidro – análogo à bacia de bronze diante do tabernáculo, um lugar de purificação, tudo indicando que Deus continua agindo como agiu na antiga aliança.

Os 24 tronos e os anciãos representam duas vezes 12 – as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos, ou seja, a íntegra do reino de Deus na terra.

O número 12 compõe-se de 3×4: 3 representando a Trindade divina e 4 representando a terra (fala-se nos quatro cantos da terra e nos quatro ventos).

Aparecem depois os quatro seres viventes, representando a Criação por meio dos seus representantes mais destacados:

– o leão, como o “rei” dos animais selvagens,
– o boi, como o maior dos animais domésticos,
– o homem, a coroa da Criação e
– a águia, a rainha das aves.

Todos eles tinham seis asas, lembrando a visão dos serafins em Isaías 6, e também adoravam a Deus, ou seja, Deus é o soberano sobre toda a Criação.

Deus é eterno – ele era, é e há de vir, portanto estará ativo também no futuro.

O objetivo do Apocalipse é revelar quem é Jesus – nossa esperança e consolo. Ele é o Cordeiro que morreu para nos reconciliar com Deus, e também o Leão poderoso e soberano.

Diante da realidade do Império Romano e da condição miserável de escravos de grande parte dos cristãos e da profusão de religiões e cultos inúteis da época, aquilo oferecia uma grande esperança.

Com todas as diferenças, a situação de vazio e falta de esperança também predomina hoje, tornando essa mensagem bem atual.

Assim, o único que pode “abrir o livro” e dar sentido a tudo é o Cordeiro de 7 chifres – a plenitude do poder. Toda a Criação adora o Cordeiro, e as orações dos santos chegam até ele: Digno é o Cordeiro – não o imperador romano.

Conclusão

– Deus é o Senhor da História – isso é o que importa.
– O futuro está nas mãos de Deus e não nas circunstâncias que nos cercam.
– Para nós, trata-se de aguardar o momento de reinar com ele.
– O restante é cântico de louvor:

Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.

Domingo, 1/11/2020 – Pr. Luiz Alberto Sayão


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.