Menu fechado

Vida de igreja – e eu com isso? (2)

30/11/2020 | Mensagens

Serviço cristão

Certamente temos o desejo de desenvolver os serviços necessários, mas estamos acostumados a pagar por eles para que alguém outro os execute. Aos poucos, porém, essa atitude acaba matando a igreja, e não é o que a Bíblia ensina. Vale a pena então procurar respostas para as seguintes perguntas:

  • O que eu tenho a ver com o serviço na igreja?
  • Por que eu devo servir aqui na IBASP?
  • Qual a motivação do meu coração para servir?

Mas, afinal, temos outros compromissos! Por que eu deveria me engajar pessoalmente? Há uma resposta para isso em 1 Pedro 4.10-11:

Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Deus deu a cada um de nós dons e responsabilidades para os exercermos fielmente. Essa multiplicidade é o que dá cor e vida à igreja.

E Paulo diz em Efésios 4.7,11-12:

A cada um de nós foi concedida a graça conforme a medida repartida por Cristo. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.

Fazemos todos parte do corpo de Cristo e cada um responde por aquilo que lhe cabe.

Por que devo servir na igreja local (a IBASP, no nosso caso)?

Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus. Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros (2Co 9.10-13).

Mas qual seria a minha motivação para servir? Dever? Cobrança? Reconhecimento? Em 1 Coríntios 12, Paulo fala do exercício dos dons espirituais, mas no fim do capítulo anuncia algo ainda muito mais excelente:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá (1Co 13.1-3).

Resta ainda uma pergunta: Por que eu não quereria servir. A igreja se compõe de cada um de nós!

Proclamação: e eu com isso?

Vamos considerar três perguntas:

  • O que é ser um proclamador do evangelho?
  • Por que devo proclamar o evangelho?
  • Isso realmente importa para mim?

O que é ser um proclamador?

Deus convenceu Pedro a ir à casa do gentio Cornélio para pregar a li o evangelho, e ele viu como Deus concedeu o Espírito Santo também àqueles não-judeus. Ele comenta a respeito:

Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos, e sabem o que aconteceu em toda a Judeia, começando na Galileia, depois do batismo que João pregou: como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele. “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto, não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos. Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos (At 10.34-42).

Ser proclamador é compartilhar o que Deus fez.

Por que devo proclamar o evangelho? Isso realmente importa para mim?

Talvez você pergunte por que deveria proclamar – afinal, não tem um chamado específico para isso. Pedro diz a esse respeito:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam (1Pe 2.9-10).

E Jesus disse:

Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos (Jo 15.8).

Você é discípulo de Jesus?

Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mt 28.1-20).

Paulo acrescenta:

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? (Rm 10.13-14).

Perguntas para responder e assumir

  • Será que realmente quero fazer parte da igreja?
  • Tenho gasto meu tempo conhecendo e estudando a palavra de Deus no dia a dia?
  • Quero mesmo me envolver com pessoas, não só recebendo amor e cuidado, mas amando e cuidando?
  • Estou convicto que posso agradar a Deus por meio do meu serviço na igreja e fazer com que pessoas ao meu redor o glorifiquem?
  • Quanto eu tenho compartilhado com outras pessoas da transformação que Cristo operou na minha vida?

Pr. Wilson Greve – domingo, 29/11/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.