Menu fechado

Deus bondoso ontem e hoje

14/12/2020 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Isaías 9.1-6

Depois da promessa que Deus deu ao rei Acaz em Is 7 a respeito de Emanuel, o cap. 8 contém uma série de advertências contra a impiedade, mas no cap. 9 Deus intervém de novo a favor do seu povo e traz uma mensagem de consolo:

O tempo de provas vai passar

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão (Is 9.1).

As regiões no norte de Israel citadas aqui eram a rota das invasões da Síria, da Assíria e da Babilônia – portanto, sinônimo de desgraça para o povo. Deus porém, declara sua fidelidade e que não abandonará seu povo.

Assim, Jesus cumpriu essa promessa ao iniciar seu ministério justamente ali:

Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios” (Mt 4.13-15).

O tempo das incertezas vai acabar

Essas incertezas são descritas em Isaías 8, refletindo uma situação muito semelhante à que enxergamos hoje por toda parte:

Andam sem rumo, cansados e famintos. E, por causa da fome, amaldiçoam seu rei e seu Deus. Olharão para o céu, depois olharão para a terra, mas para onde voltarem os olhos só haverá problemas, angústia e sombrio desespero. Serão lançados nas trevas (Is 8.21-22).

Sobre esse cenário de falta de esperança vêm então as promessas de Isaías 9:

O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz (Is 9.2).

Hoje sabemos que Jesus – a luz do mundo – veio cumprir também isso.

O tempo da alegria vai chegar

Os vv 3 e 4 prometem a alegria com a vitória na batalha contra os opressores e, como ilustração, lançam mão da história de Gideão contra os midianitas:

Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: “Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas suas mãos!” (Jz 7.15).

Depois disso, segue a descrição dos atributos do Salvador prometido.

Maravilhoso Conselheiro

Uma promessa para um povo em guerra e seu anseio por alguém capaz de mostrar o caminho, também cumprida por Jesus:

“Ninguém pode vir a mim a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?” Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6.65-69).

Onde vamos nós buscar nossas soluções?

Deus poderoso

Jesus é realmente capaz de dominar a situação, e é preciso crer nisso. A carta aos Hebreus expõe o conteúdo da promessa que temos em Jesus:

Jesus tornou-se … a garantia de uma aliança superior. Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que por meio dele aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles (Hb 7.22-25).

Pai eterno

Deus sempre foi um Pai para sua nação – e esta é a perspectiva que também nós temos por meio de Jesus. Por isso, Paulo diz:

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38-39).

É a garantia do amor de Deus que não acaba nunca.

Príncipe da paz

Com tudo isso, nossas lutas ainda não terminaram. Mas o que importa não é a ausência de lutas, mas a tranquilidade ser guiado e de saber que Deus tem o pleno controle de tudo:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus (Fp 4.6-7).

Saber isso e crer é grande motivo de gratidão constante:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Ef 3.20-21).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 13/12/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.