Menu fechado

Digno de louvor para sempre

21/12/2020 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Isaías 12.1-6

O Natal é momento de dar graças. Mas seria só o Natal? Não seria sempre?

Isaías 7 inicia uma série de profecias messiânicas, e o capítulo 12 encerra essa série, levando-a ao ápice com dois cânticos de louvor.

O Senhor age no meio do seu povo. Em que medida isso nos afeta?

Deus é digno de louvor por causa de seu amor por nós

Israel havia sofrido muitas calamidades e destruição. O capítulo 10 descreve isso falando da derrubada de árvores, mas no capítulo 11 a situação se reverte e surge uma nova esperança:

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo (Is 11.1).

O amor de Deus nos livra da condenação

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (1Jo 4.9-10).

Deus nos oferece o seu amor apesar dos nossos erros e fracassos. Apesar de tudo, ele nos mandou Jesus para nos dar uma nova alegria:

Naquele dia, você dirá: “Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou e tu me consolas” (Is 12.1).

Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação (Cl 1.21-22).

O amor de Deus nos dá segurança

Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação (Is 12.2).

Apesar da nossa inimizade, Deus nos oferece o seu amor por meio de Jesus:

O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu (Is 11.2-3).

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9).

Jesus promete:

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia
(Jo 6.37-40).

O amor de Deus nos dá confiança.

É no Senhor que encontramos tudo de que precisamos:

Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade (Is 10.20).

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória (Rm 8.17).

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo (Hb 10.19-20).

Naquele dia vocês dirão: “Deem graças ao Senhor, invoquem o seu nome; tornem conhecidos entre os povos os seus feitos, anunciem que é excelso o seu nome” (Is 12.4).

Não precisamos buscar mais nada em outro lugar.

Deus é digno de louvor por causa do seu grande poder

Poder que mudou a História

O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim” (Lc 1.30-33).

Poder que impactou o mundo

Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse (At 2.22-24).

Poder que nos permite desfrutar a sua presença para sempre

Jesus diz:

Estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mt 28.20).

Jesus é muito mais que a criança na manjedoura. Ele está atento e cuida de nós. Como igreja, devemos louvá-lo como ele merece.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.