Menu fechado

Decisões

04/01/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute

Série Rute 1

Texto bíblico básico: Rute 1.1-5

Sobre o livro

Iniciamos hoje uma série de estudos sobre o livro de Rute. Algumas informações iniciais a respeito desse livro:

  • Não temos uma data exata de quando foi escrito.
  • A história se passa entre o período dos juízes e o início dos reis em Israel, mais ou menos 1.000 a 1.200 anos antes de Cristo.
  • Os personagens centrais são Rute, Noemi e Boaz.
  • Dentre os propósitos mais evidentes do livro, podemos destacar o cuidado e a soberania de Deus por seus filhos.

A história narrada neste livro é geralmente vista com muita simpatia. Tudo nele parece amável, mas na verdade ele começa com uma tragédia. Relata-se que na época dos juízes houve fome em Israel  (Rt 1.1). Por isso, o israelita Elimeleque, de Belém, saiu com sua família de lá e foi para Moabe.

Sabe-se que secas eram comuns naquela região. A Bíblia trata disso em Gn12.10, com Abraão, em 2Sm 21.1, com Davi e em 1Rs 18.2, com Elias. Assim, a intenção de Elimeleque não era morar definitivamente em Moabe. Aliás, consta que sua família era possuidora de bens em Belém (Rt 2.1). Por que será então que Elimeleque tomou essa decisão?

Parece que Elimeleque tomou uma atitude também muito comum entre nós:

Eu sei o que é melhor para mim!

Fato é que o ambiente ali era bastante inseguro, com frequentes ataques e pilhagens dos povos vizinhos. Em Jz 6.3 temos uma descrição disso:

Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.

No meio daquela carência, então, a situação poderia ser ainda pior. Será que ele temia morrer nas mãos dos inimigos? Seria talvez melhor então adotar aquela máxima de que, se você não puder vencer seu inimigo, alie-se a ele?

Mas seria correta essa decisão ou seria resultado de seu orgulho e vontade? Afinal, o livro de Juízes termina dizendo:

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo (Jz 21.25).

Mas também é verdade que não conhecemos o motivo da decisão de Elimeleque. De qualquer modo, o seu nome sugeria outra coisa.

Elimeleque: “Meu Deus é Rei”

Era de se esperar que ele agisse conforme mais tarde registrou o livro de Provérbios:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal (Pv 3.5-7).

Elimeleque, porém, parece ter agido por conta própria e…

Toda decisão nos traz consequências

Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios (Ef 5.15).

Não podemos prever o futuro

Elimeleque não pôde retornar a Belém – morreu em Moabe.

Toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada (1Pe 1.24-25).

Não somos nada e não dominamos as circunstâncias. Por isso…

Não devemos esquecer as prioridades!

Consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hb 10.24-25).

Para Elimeleque, o convívio com seu povo era como o nosso convívio na igreja. Ele se afastou disso e, desse modo, também de Deus.

Não devemos negligenciar as consequências de nos afastarmos de Deus.

Com sua atitude, Elimeleque transgrediu as instruções de Deus:

Nenhum amonita ou moabita ou qualquer dos seus descendentes até a décima geração poderá entrar na assembleia do Senhor, pois eles não vieram encontrar-se com vocês com pão e água no caminho, quando vocês saíram do Egito; além disso convocaram Balaão, filho de Beor, para vir de Petor, na Mesopotâmia, para pronunciar maldição contra vocês (Dt 23.3-4).

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? (2Co 6.14-15).

Ainda assim, Deus teve misericórdia de sua esposa Noemi.

Como faço para tomar a melhor decisão?

a) Busque a Deus em primeiro lugar.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento (Tg 1.5-6).

Não fará sentido pedir sabedoria a Deus com uma decisão já tomada antes.

b) Glorifique a Deus em sua decisão.

Quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus (1Co 10.31-32).

c) Submeta sua decisão aos mandamentos bíblicos.

Jesus diz:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (Jo 14.15).

d) Submeta seu coração ao Senhor.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (Sl 139.23-24).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 3/1/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.