Menu fechado

Providência

22/02/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute

Série Rute 8

Texto bíblico básico: Rute 4.13-22

Deus atuou na vida Rute conduzindo-a a um final feliz. Mas seria sua história apenas isso? Um belo romance? O último capítulo do livro de Rute mostra o modo como Deus agiu ali e como também poderá agir conosco para chegar a tal resultado:

Providência na felicidade de Boaz

Boaz casou-se com Rute e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho (Rt 4.13).

“O Senhor deu um filho a Boaz” – Boaz fez a parte dele para levar aquela história a bom termo, mas foi Deus que providenciou o bom desfecho:

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá (Sl 127.1-3).

Providência para a situação de Noemi

Deus manteve sua descendência:

As mulheres disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!” (Rt 4.14).

Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos e os pais são o orgulho dos seus filhos (Pv 17.6).

Providenciou cuidado para a sua velhice:

O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! (Rt 4.15)

Providência para a situação de Rute

Mudança social:

Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz (Rt 2.1).

Rute deixou de ser apenas “a moabita” sem perspectivas, mas recebeu uma posição respeitável em Israel.

Mudança quanto ao futuro:

Obede gerou Jessé e Jessé gerou Davi (Rt 4.22).

Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam (1Co 2.9).

O cuidado de Deus apesar de tudo – e como isso se aplica à minha vida?

Providência para a situação do mundo

O v 22 vai de Boaz via Obede e Jessé até Davi e mostra que nada escapa a Deus.

Nova oportunidade:

Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão … Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé …  e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias … Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio até o Cristo (Mt 1.1,5-6,17).

No passado, Adão errou e as consequências do seu erro permanecem até hoje, mas Deus vai interferindo ao longo do tempo e vai criando soluções para os problemas que criamos:

Lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo (Ef 2.11-13).

Cuidando de nós:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve
(Mt 11.28-30).

Mudando nosso futuro:

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (Jo 1.12-13).

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada (Rm 8.17-18).

Desafio final: Mediante um procedimento fiel, sábio e prudente, Deus quer usar-nos para abençoar outros.

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 21/2/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.