Menu fechado

No olho da tempestade

08/03/2021 | Cultos especiais, Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Marcos 4.35-41

O Mar da Galileia e suas margens foram o principal cenário de grande parte da atividade de Jesus. Em particular, foi ali que ele realizou três grandes milagres: a multiplicação dos pães e peixes, a caminhada sobre a água e aquele de que relata o texto bíblico acima: o ato de acalmar uma violenta tempestade. Este último oferece cinco importantes lições para a nossa vida:

1ª lição – Os discípulos de Jesus tiveram de enfrentar aquela tempestade porque obedeceram a uma ordem de Jesus – o problema todo não foi algum castigo por desobediência, muito pelo contrário! Portanto, mesmo quem obedece a Jesus e trata de viver de acordo com as instruções dele, está sujeito a enfrentar tempestades, e mais: essas tempestades e dificuldades na vida podem ser até diretamente decorrentes da nossa obediência. O sofrimento faz parte da vida cristã e, com as experiências que proporciona, contribui para o nosso amadurecimento. Alguém já disse que não deveríamos desperdiçar nossas perdas.

Alguns outros exemplos bíblicos são:
– Jó, que passou a conhecer Deus mais de perto por meio do que sofreu;
– a declaração de que melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se melhora o coração (Ec 7.3) e
– os relatos de Hebreus 11 sobre os “heróis da fé”, que começam com grandes realizações deles (Hb 11.4-35), mas depois citam também experiências opostas (Hb 11.35b-38).

2ª lição – As tempestades podem nos dar a impressão de que Jesus não se importa conosco. Os discípulos não conseguiam entender como, no meio daquela confusão, Jesus podia simplesmente dormir! Sobre isso há um livro intitulado “Decepcionado com Deus”, cujo autor formula três perguntas:

1) Será que Deus é justo?
2) Será que Deus está calado?
3) Será que Deus está escondido?

Para os israelitas no Antigo Testamento não deveria haver dúvidas sobre o cuidado de Deus com eles depois de tudo que experimentaram ao serem libertados do Egito. Mesmo assim esqueciam-se dele.

Podemos mesmo ter a impressão de que Deus não se importa conosco, enquanto tem alguns privilegiados. A Bíblia leva isso em conta nos chamados “salmos de lamento” – convém ler!

3ª lição – As tempestades revelam o que se passa em nosso coração. O v 40 da nossa leitura expõe o medo e a incredulidade dos discípulos. Em Mt 13.58 encontra-se uma conclusão lamentável dessa atitude. Nossa incredulidade é uma barreira para a atuação de Jesus. O verdadeiro problema dos discípulos não era a tempestade, mas a incredulidade deles. É por isso que Jesus invoca as crianças como exemplo para nós. Elas confiam incondicionalmente nos pais.

4ª lição – O v 38 do texto básico mostra a atitude correta nessas condições: a oração – clamando por ajuda a Jesus, e nas dificuldades passar a depender de Deus.

5ª lição – As tempestades nos ajudam a conhecer Deus de modo novo e surpreendente (v 41): “Quem é este…?”. Deus tem surpresas reservadas para nós.

Lídia Rosa da Silva – domingo, 7/3/2021
(Lídia trabalha na Rádio Trans Mundial, atuando no ministério de cursos bíblicos para prisioneiros.)


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.