Menu fechado

Fé inabalável

03/05/2021 | Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Salmo 125.1

Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre.

O monte Sião, onde se localiza Jerusalém, era para os judeus o símbolo de firmeza e estabilidade. Era lá que Deus marcava sua presença no Templo.

Como conseguir uma fé inabalável como o monte Sião?

Nossa fé pode ser abalada por várias causas, e aqui vamos examinar algumas:

No episódio em que Jesus andou sobre a água no Mar da Galileia, ele convidou Pedro a ir até ele. Pedro foi, mas se assustou e começou a afundar. Jesus então disse:

Homem de pequena fé, por que você duvidou? (Mt 14.31).

1. Dúvida

Apesar da clara instrução e do exemplo de Jesus, as circunstâncias falaram mais alto para Pedro, e sua fé se perdeu. O mundo ao nosso redor e o que nele acontece conspira contra a nossa fé. O diabo se aproveita disso para nos abalar, e a nossa própria fragilidade também colabora. As dúvidas vêm quando olhamos mais para isso do que para Jesus.

Quando a dúvida se manifesta, ela é como uma luz de advertência no painel do carro, advertindo contra a falta de combustível (o Espírito Santo, no caso)

Uma fé inabalável fundamenta-se na palavra de Deus. Um exemplo de confiança baseada na palavra é o do centurião em Mateus 8.10:

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, um centurião se aproximou dele, implorando: “Senhor, o meu servo está na minha casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente”. Jesus lhe disse: “Eu vou lá curá-lo”. Mas o centurião respondeu: “Senhor, … apenas mande com uma palavra, e o meu servo será curado.” … Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o acompanhavam: “Em verdade lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta”.

A palavra de Deus precisa ter prioridade em nossa vida. Não duvide dela, mesmo se não entender tudo.

2. Ansiedade

Em Mateus 6.30, Jesus censura a ansiedade e falta de fé as pessoas:

Por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês homens de pequena fé?

Em 2 Reis 6 conta-se o episódio do cerco da cidade em que se encontrava o profeta Eliseu e do pavor do seu assistente por causa daquilo. Então

Eliseu orou e disse: “Senhor, peço-te que abras os olhos dele para que veja”. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (v 17).

Por isso Jesus continua, recomendando:

Busquem em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

Temos lutas, sim, mas a ansiedade é falta de comunhão com Deus.

É preciso abrir o coração para Deus e dizer-lhe tudo – uma verdadeira faxina no coração.

3. Medo

Numa outra travessia do Mar da Galileia, os discípulos de Jesus se apavoraram e gritaram por socorro a Jesus:

Então Jesus perguntou: “Por que vocês estão tão medrosos, homens de pequena fé? (Mt 8.26).

Jesus então acalmou a tempestade. e nós hoje sabemos que ele venceu até a morte!

Em Números 13 relata-se como os espias que Moisés enviara a Canaã voltaram apavorados com o poder dos habitantes daquela terra. Por isso, Deus obrigou-os a permanecer mais 40 anos no deserto. Em Deuteronômio 8, Moisés lembra o povo daquela experiência, que teriam evitado se tivessem confiado em Deus.

As dificuldades existem para que exercitemos a nossa fé. Paulo ensina:

Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno (Ef 6 15-16).

É preciso exercitar a fé.

 4. Orgulho

A fé requer humildade diante de Deus. Em Mateus 15.28, Jesus elogia a fé da mulher cananeia que se deixou comparar com os cachorros que comem os restos de comida dos filhos da casa a fim de que Jesus curasse sua filha.

É preciso humilhar-se diante de Deus, pedindo-lhe sabedoria para cumprir os seus planos dentro da brevidade da nossa vida. Com isso, podemos contar com a promessa de Romanos 8.37.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

É um triunfo absoluto sobre o pecado, a morte e o inferno!

Pr. Reinaldo Costa – domingo, 2/5/21


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.