Menu fechado

Exemplares no serviço

28/06/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito

Série Tito 7

Texto bíblico básico: Tito 2.9-10

Na sociedade em que Paulo vivia, os escravos eram numerosos, inclusive na igreja, e neste texto Paulo se dirige a eles em especial, não aos seus senhores.

Para nós, isso levanta a questão: será que ser cristão seria um ponto a nosso favor numa candidatura a emprego, numa solicitação de crédito ou algo similar?

Como a conduta do servo deve ser

Servir  de coração, o que significa

  • disposição de atender à admoestação ou ao conselho de alguém;
  • servir acima de tudo a Deus;
  • em todos os sentidos servir de modo completo.

A grande dificuldade disso muitas vezes é deixar de levar Deus em conta nesse serviço. Paulo recomenda, então, em Ef 6.5-8:

Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.

Servir com propósito

Significa servir de modo agradável, aceitável, mesmo em circunstâncias adversas. Filipenses 4.4-5 comenta sobre isso:

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

Servir com fidelidade

Trata-se de ser confiável, de merecer confiança naquilo que se faz, conforme Jesus ensina em Mateus 5.37:

Seja o seu sim, sim, e o seu não, não; o que passar disso vem do Maligno.

Será que hoje ser “evangélico” no Brasil inspira essa confiança?

É preciso preservar a essência dessa fidelidade:

Não permita que a bondade e a lealdade o abandonem; prenda-as ao redor do pescoço e escreva-as no fundo do coração. Então você conseguirá favor e boa reputação diante de Deus e das pessoas (Pv 3.3-4).

Como a conduta do servo não deve ser

Rebelde

Não se opor, não contestar o que se requer:

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (Cl 4.5-6).

Desonesta

É preciso pensar bem no que fazemos. Roubar também pode ser o uso indevido do que não nos pertence, inclusive do tempo. Um exemplo de atitude desonesta está no episódio de Acã após a conquista de Ai (Josué 7.20,21), cujo roubo foi, afinal, uma ninharia em comparação com o total dos despojos daquela cidade:

Acã respondeu: É verdade que pequei contra o Senhor, contra o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte: quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo.

Qual deve ser nosso objetivo

Embelezar, adornar, tornar atraente, de modo a sermos um bom testemunho. Nosso procedimento será como o alojamento de uma pedra preciosa (o evangelho) num anel:

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção (1 Pedro 2.11-12).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 27/6/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.