Menu fechado

Verdadeiro ou falso?

07/06/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito

Série Tito 4

Texto bíblico básico: Tito 2.1-2

Qualificações do líder autêntico – falar de acordo com a Palavra

A mensagem da carta a Tito pode ser incômoda, mas quer aproximar-nos de Deus e transformar-nos à imagem dele. Depois de descrever no final do capítulo 1 o mau procedimento dos falsos líderes, o capítulo 2 começa anunciando o contraste: Você, porém… e passa a expor a matéria:

O verdadeiro líder fala da doutrina

Doutrina é instrução e ensino de como viver de acordo com a Palavra. Há uma diferença entre instrução e ensino:

Instrução trata de como fazer algo, tal como conhecemos dos manuais de instrução de aparelhos quaisquer. Paulo explica isso em Romanos 15.4:

Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

O ensino explica a razão por que fazer. Isaías 29.13 alerta para a motivação errada:

O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens”.

Essas regras para nada servem se o coração estiver distante de Deus. Se isso acontecer, existe o risco de distorcer a Palavra, adaptando-a à nossa opinião. Por isso, a recomendação é:

Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela (Tt 1.9).

O verdadeiro líder fala da doutrina

Ser são significa estar bem, com boa saúde, puro, incorrupto.

No nosso contexto, o termo é usado para alguém cuja opinião está livre de qualquer mistura, de acordo com 2 Timóteo 3.16-17:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Não basta aqui interpretar corretamente a Escritura – é preciso fazê-lo completamente (“…plenamente preparado…”), sem nada excluir quando se trata de questões incômodas. A Palavra traz ânimo e esperança se a aplicarmos em nossa nova vida com Cristo. Vale então o seguinte alerta:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (2Tm 4.2-4).

A palavra sadia traz autoridade para os líderes

Devem ser moderados: sóbrios, não intoxicados com vinho (ou similares), temperado, vigilante.

Sóbrio é alguém livre de influências dominantes da vida terrena. Paulo explica a importância disso em Efésios 5.17-19:

Não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor.

Uma citação de William Barclay explica o que ocorre com a falsa alegria que o ébrio busca na bebida ou em similares: Os prazeres desenfreados desta vida custam muito mais do que valem.

Enquanto o ébrio bebe para ter alegria e se frustra, a palavra de Deus gera alegria verdadeira em nossa vida:

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos (Sl 19.7-8).

O líder autêntico é digno de respeito:

O termo usado no texto significa venerável, honrado, grave, sério, digno. Ele é profundamente respeitado porque é visto como majestoso.

Sua respeitabilidade deriva de seu íntimo convívio com Deus:

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos … Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (Sl 139.1-3; 23-24).

O líder sadio é sensato – de mente sã, autocontrolado, temperado, sóbrio, modesto, casto. Tiago descreve essa postura em contraste com o oposto:

Onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores (Tg 3.16-18).

É sadio na fé: Não lhe falta nada.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível (Hb 11.1-3).

É sadio no amor:

Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Rm 5.8).

É sadio na esperança:

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma (Tg 1.2-4).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 6/6/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.