Menu fechado

Bom cristão, bom cidadão

19/07/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito

Série Tito 9

Texto bíblico básico: Tito 3.1-2

Temos aqui um texto bíblico muito atual, que trata diretamente da nossa situação:

1. O cristão e a autoridade

1.1 O cristão deve sujeitar-se às autoridades

Trata-se de colocar-se abaixo, de se submeter, como Paulo disse também em Rm 13.1-2:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

1.2 O cristão deve obedecer às autoridades

Trata-se não só de reconhecer a autoridade, mas de agir de acordo com o que esta determina; sempre, claro, que não houver conflito com a lei de Deus. A igreja e o cristão devem ser exemplos de procedimento correto, sem tentar contornar as leis civis.

Os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal. Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados (1Pe 3.12-14).

Não fomos chamados para defender interesses políticos, mas para cooperar, praticando o bem, aconselhando e sendo exemplos.

Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo (Fp 2.14-15).

1.3 Como cooperar?

Orando em favor dos líderes, que Deus os use para o bem comum, que os faça reconhecer o que convém e que procedam de acordo:

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador (1Tm 2.1-3).

2. O cristão e seu próximo

Nosso próximo não é apenas aquele que vive junto de nós, mas qualquer pessoa de que tenhamos conhecimento. O texto dá as seguintes instruções:

2.1 Não caluniar ninguém

Caluniar é falar do outro de forma falsa e impiedosa, reprovando-o sem motivo. ATENÇÃO: Fake news!

Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! (Tg 3.9-10).

2.2 Ser pacífico

Não se trata de ser passivo ou omisso, mas conciliador – buscando e promovendo a paz mútua:

Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor… Pelo contrário: se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem (Rm 12.18-21).

2.3 Ser amável

É ser gentil, moderado, tolerante, justo, razoável, brando.

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (Cl 4.5-6).

O homem amável é aquele que, mesmo tendo o direito de usar a justiça, opta por agir com misericórdia.

2.4 Ser manso

Não se trata de ser fraco, mas de assumir sua posição sem agressividade:

“O cristão deve ser como rapadura: duro na posição, mas doce no trato”.

Ao servo do Senhor não convém brigar, mas ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade (2Tm 2.24-25).

Conclusão

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e os seus desejos (Gl 5.22-24).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 18/7/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.