Menu fechado

Uma fé evidente

23/08/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito

Série Tito 11

Texto bíblico básico: Tito 3.8-15

Paulo aconselha Tito nesta carta sobre como lidar com uma igreja bastante complicada – e ele vai direto ao ponto: a conduta do cristão, e isso também nos atinge. Para nos orientar, temos a palavra de Deus, que é confiável.

Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras… (Tt 3.8).

Ele comenta o nosso relacionamento com 3 instâncias:

  • com as autoridades;
  • com o próximo;
  • com o Senhor.

Nesses relacionamentos, nossa fé deve demonstrar a transformação da nossa vida, não o que o que tentamos realizar por conta própria.

Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos (Ef 2.10).

Para isso, precisamos ter convicção do nosso pecado

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl 139.7).

…e também ter o desejo de conhecer mais a Deus:

Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom (1Pe 2.2-3).

Como resultado, teremos uma nova perspectiva de vida.

Pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida (Rm 6.4).

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Uma fé verdadeira é zelosa com a palavra

É preciso ter cuidado com o foco das nossas conversas:

Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor (Tt 3.9).

Mais recomendações a esse respeito:

Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
Ao servo do Senhor não convém brigar, mas ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente
(2Tm 2.23-24).

Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade (2Tm 2.15)

É muito mais fácil discutir teologia do que praticá-la (William Barclay).

Uma fé verdadeira é zelosa com a verdade

Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada (Tt 3.10-11).

Não se trata de desprezar grosseiramente alguém, mas de não se omitir diante do erro e de suas consequências:

Assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável (Ef 5.25-27).

Na prática, contribua com a expansão do evangelho:

Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos (Tt 3.14).

Conclusão

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 22/8/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.