Menu fechado

Tu és Rei!

27/12/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: João 18.37

Jesus nasceu para ser rei

Para muitos de nós, o ano de 2021 foi fora do comum, com muitas surpresas e dificuldades, a ponto de às vezes esbarrarmos em nossos limites e questionar de que modo Deus está no controle disso tudo. Diante disso, o texto básico ampliado de hoje traz uma mensagem importante na resposta que Pilatos deu aos acusadores de Jesus:

“Levem-no daqui e julguem-no segundo a lei de vocês”. Ao que os judeus responderam: “Não nos é lícito matar ninguém”. Isso aconteceu para que se cumprisse a palavra de Jesus, significando com que tipo de morte estava para morrer. Pilatos entrou novamente no pretório, chamou Jesus e lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Esta pergunta vem do senhor mesmo ou foram outros que lhe falaram a meu respeito?” Pilatos respondeu: “Por acaso sou judeu? A sua própria gente e os principais sacerdotes é que o entregaram a mim. Que foi que você fez?” Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu reino não é daqui”. Pilatos perguntou: “Então você é rei?” Jesus respondeu: “O senhor está dizendo que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo – a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz(Jo 18.31-37).

Portanto, Jesus não veio para ser rei deste mundo, mas como Deus ele é rei desde a eternidade. Ele expressou isso em sua oração pouco antes do episódio com Pilatos:

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse (Jo 17.4-5).

Este é o tema de todo o evangelho de João, que explicou isso desde o início:

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele. Ele exclama: Este é aquele de quem eu falei: aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim (Jo 1.14-15).

Jesus deixou clara sua condição, mas não se tornou arrogante por causa disso, nem diante dos seus perseguidores, que ele poderia muito bem ter acusado. Pelo contrário, ele assumiu uma posição de servo, que manteve até o fim como nosso Salvador e como modelo para nós:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
(Fp 2.5-8).

Jesus veio para nos salvar

Ele veio para representar o Pai e nos conduzir de volta a ele, dizendo:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim (Jo 14.6).

Nós muitas vezes temos dificuldade em entender. Por isso, Jesus explicou isso a Filipe, quando este o questionou em seguida a respeito do Pai:

Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra (Jo 14.9-10).

João também anuncia a missão de Jesus naquele versículo que talvez seja o mais conhecido de toda a Bíblia:

Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele (Jo 3.16-17).

E a Carta aos Hebreus completa:

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança (Hb 9.15).

Onde eu me encaixo nesta história?

Devo reconhecer o senhorio de Cristo.

Davi expressou essa postura na ocasião em que anunciou Salomão como seu sucessor:

Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos (1Cr 29.11-12).

Devemos reconhecer o amor de Cristo por nós:

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? (Rm 8.32)

Não se trata apenas da nossa salvação eterna, mas “todas as coisas” inclui o seu cuidado por nós em meio a todas as grandes e pequenas dificuldades da nossa vida, também em 2021 na pandemia e daqui para frente em 2022:

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver (Sl 23.4-6).

Devemos esperar pelo reino que virá.

Não pertencemos a este mundo. Nossa verdadeira vida se realizará na presença de Jesus:

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver
(Jo 14.1-3).

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados para serem semelhantes ao seu corpo glorioso (Fp 3.20-21).

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seu povo; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Ap 21.3-4).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 26/12/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.