Menu fechado

Escolhendo meus diáconos

10/01/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Atos 6.1-6; 1Tm várias passagens

Para os próximos dias, os membros da IBASP estão sendo convocados a indicar um novo grupo de diáconos – mas, afinal, o que são diáconos e o que fazem? O texto bíblico básico acima descreve a primeira escolha de diáconos feita pela igreja primitiva em Jerusalém, explicando os motivos para isso e as funções e qualificações deles. Com isso, fornece-nos diretrizes para a nossa própria escolha:

1. O que é um diácono?

Vejamos:

Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: “Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa (At 6.1-3).

“Servir às mesas”:

À primeira vista, parece um serviço “menos nobre”, mas é apenas diferente (cuidar das questões práticas) daquele que os apóstolos (ou presbíteros) tinham de cumprir, e que estava causando sobrecarga para eles.

2. Características do diácono

Bom testemunho

O diácono teria de ser alguém bem conhecido e respeitado não em função do seu cargo, mas como qualificação para ele.

Cheios do Espírito

Para exercer sua função, os diáconos precisavam de discernimento espiritual e tinham autoridade para decidir. Paulo descreve assim esta qualidade:

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei (Gl 5.22-23)

Sabedoria

Não é uma qualidade humana baseada em inteligência ou experiência. A condição é:

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina (Pv 1.7).

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.19-20).

Ser digno e honrado

Devem ser confiáveis e responsáveis, não buscando proveito próprio:

Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos (1Tm 3.8).

Comentário de Paulo quando teve de alterar planos de viagem:

Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”? Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não” (2Co 1.17-18).

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem (Ef 4.29).

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos (Rm 16.17-18).

Controlados, sóbrios, satisfeitos

Não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
(Ef 5.17-20).

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza … Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem (1Tm 4.12,16).

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.12-13).

Conhecimento da Palavra e viver de acordo

A palavra de Deus é a fonte de orientação para o procedimento adequado.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).

Apego ao mistério da fé

Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa (1Tm 3.9).

Experiência e aprovação pela igreja

Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos (1Tm 3.10).

Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal (Hb 5.12-14).

Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo. Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro (1Tm 5.21-22).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 9/1/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.