Menu fechado

Escolhidos para amar

17/01/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: 1Co 12.27 – 13.3

O texto básico acima comenta os dons espirituais existentes na igreja de Corinto, mas não só nela. Esses dons são os recursos que o Espírito confere a cada cristão para que ele seja útil em servir ao corpo de Cristo, a igreja.

Por aquilo que o texto básico relata, a igreja de Corinto parecia estar muito bem servida desses recursos, mas mesmo assim ficou claro que aquilo não bastava, porque os dons só teriam realmente valor se fossem movidos pelo amor (cap. 13).

Para ilustrar essa questão, Paulo cita o dom de línguas, que talvez seja o que mais dá na vista e por isso pode alimentar a vaidade do portador em detrimento do amor. Assim, Paulo alerta para a finalidade desses dons:

Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim. Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja (1Co 14.11-12).

E também:

Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja (1Co 14.26).

Deus está no controle da igreja

Cada um recebeu de Deus o seu dom

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum … Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer (1Co 12.6-7,11).

Todos os dons são importantes

Assim, embora cada um tenha seu(s) próprio(s) dom(ns), é preciso manter a mente aberta também para os outros e, possivelmente, até para dons próprios ainda não percebidos até então – e todos são igualmente importantes:

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros (1Co 12.21-25).

Seu dom destina-se a ajudar o irmão e a edificar a igreja

(Deus) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo … Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.11-13,16).

Devemos desenvolver os dons que recebemos

São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? Têm todos os dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons (1Co 12.29-31).

Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja (1Co 14.12).

Você está no controle do seu coração

Só parecer espiritual não basta:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine (1Co 13.1).

Só conhecer a Bíblia e parecer inteligente não basta:

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei (1Co 13.2).

Sacrificar tudo também não basta:

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá (1Co 13.3).

De quem nós precisamos na IBASP para servir como diáconos

  • Alguém para servir durante a celebração dos cultos.
  • Alguém para integrar os visitantes que chegam à IBASP.
  • Alguém para preparar o ambiente para o culto e a EBD.
  • Alguém para servir na preparação e distribuição da ceia do Senhor.
  • Alguém para visitar os membros e os visitantes para auxiliar nas suas necessidades.

Pr Wilson R. Greve – domingo, 16/1/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.