Menu fechado

E quando a resposta é não?

28/02/2022 | Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico: Mateus 15.21-28

Introdução

Nas discussões que temos com outras pessoas é inevitável ocorrerem divergências e frustrações, e quando alguém defende a sua opinião, os outros podem sentir-se agredidos – com ou sem motivo. O simples tom de voz influi na aceitação do que se diz, e mesmo o que é comunicado por escrito fica sujeito a interpretações. O mais difícil nisso tudo é aceitar respostas negativas – e o nosso problema fica ainda maior quando

reagimos dessa forma com Deus!

Foi o que aconteceu com a mulher cananeia de que fala o texto bíblico indicado acima. Ela foi implorar a Jesus a cura de sua filha endemoninhada, e a resposta que recebeu foi chocante. Mas a história não termina aí. Leia o episódio na Bíblia e depois examinaremos nos próximos resumos as implicações desse episódio, assim:

1) a situação da mulher;
2) a missão de Jesus;
3) nossa reação.

1. A situação da mulher – contra tudo e todos (vv 21-23)

Além de ser mulher e por isso desprezada entre os judeus, ela era “grega”, ou seja, natural de uma região pagã (Mc 7.26). Enquanto os povos vizinhos de Israel tinham postura arrogante, os israelitas os desprezavam, chamando-os de cães nos termos mais pejorativos – algo como “vira-latas sarnentos”. Além disso, ter uma filha endemoninhada era mais um motivo para ser rejeitada.

Ainda assim, reconhecendo a autoridade de Jesus, chamando-o de “filho de Davi”, ela reconhece que, se havia alguém que pudesse ajudá-la em sua situação, este certamente seria Jesus – no mínimo, ela já devia ter ouvido relatos dos milagres de Jesus ou até presenciado algo da sua atuação. Assim, ela vem implorar a ajuda dele.

Mas Jesus se cala!

Como fica situação quando Deus não responde?

Além de tudo, os discípulos de Jesus só enxergam o incômodo que ela representa e querem livrar-se dela. Mas ela não desiste. A persistência dela é marcante!

2. A missão de Jesus (v 24)

Jesus então responde, mas sua resposta é frustrante:

Ele respondeu: Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel!

Por que Israel?

O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados (Dt 7.7).

No entanto, quando Jesus começou a agir, também os povos ao redor passaram a procurá-lo:

Quando ouviram a respeito de tudo o que ele estava fazendo, muitas pessoas procedentes da Judéia, de Jerusalém, da Idumeia e das regiões do outro lado do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom foram atrás dele (Mc 3.8).

A missão de Israel era ser uma agência do Reino de Deus no mundo, mas não a cumpriu. Jesus veio antes de tudo cumprir essa missão. Mais adiante, ela foi expandida a todos os que cressem nele. Assim, aquela mulher não tinha “direitos”, e então sua fé, que supera as leis, foi posta à prova.

3. Perseverança (v 25-28)

O pedido da mulher cananeia foi um grito por ajuda urgente por causa de um sofrimento intenso.

Jesus começa então expondo a postura da época: gentios = cães, mas ele não usa o termo usual (kyõn = vira-lata), mas kynarion = animal de estimação.

Ao falar do pão, ele se refere às bênçãos de Deus oferecidas aos judeus, que são os filhos:

Assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho (Ex 4.22).

O teólogo Joachim Jeremias explica como segue a reação da mulher:

A fé dessa mulher gentia não consiste no fato de que ela dá a Jesus uma resposta rápida,
mas no fato de que com seu “sim Senhor, mas…”
ela o reconhece como o doador do pão da vida.

E se nós estivéssemos no lugar daquela mulher?

O pastor Hernandes Dias Lopes comenta a respeito:

Há momentos em que os céus ficam em total silêncio diante do nosso clamor.
É mais fácil crer quando estamos cercados de milagres.
O difícil é continuar crendo e orando quando os céus estão em silêncio,
quando as coisas parecem estar indo de mal a pior.

Tiago e Paulo explicam:

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma (Tg 1.2-4).

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança (Rm 5.4).

Kevin Tehlen – domingo, 27/2/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.