Menu fechado

Fiquem firmes!

06/06/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"

Série Perseverança 8

Texto bíblico básico: 1Ts 3.1-5

Nossa vida é como um navio sujeito a tempestades que não conseguimos dominar. Paulo ficou angustiado com os ataques sofridos pelos tessalonicenses e decidiu intervir de algum modo:

1. O cuidado de Paulo

Paulo teve de fugir de Tessalônica e foi para Atenas, onde, porém, não tinha comunhão local. Havia, contudo, a companhia de Timóteo, em quem podia confiar e que então enviou para lá:

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você (2Tm 1.5).

Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé. (1Ts 3.1-2).

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus
(2Tm 2.1-3).

Timóteo foi enviado a Tessalônica para apoiar, fortalecer e encorajar os cristãos de lá – servindo de modelo para eles.

2. A preocupação de Paulo

Uma igreja evangelizadora, que apresenta o reino de Deus ao seu ambiente, sofrerá agressões de Satanás. Paulo então explica aos tessalonicenses:

… para que as dificuldades não os abalem. Mas vocês sabem que estamos destinados a passar por elas. Quando ainda estávamos com vocês, nós os advertimos de que as aflições em breve viriam, e foi o que aconteceu, como bem sabem (1Ts 3.3-4).

Esses ataques nem sempre são agressões violentas. Muitas vezes são bajulações que tentam desviar os cristãos – especialmente seus líderes – do seu foco, e também difamando-os dizendo que querem tirar proveito próprio do seu ministério. Assim, Paulo comenta:

Virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (2Tm 4.3-4).

Assim, Paulo os adverte para que não se deixassem seduzir e que permanecessem firmes, tal como Jesus já prometera aos seus discípulos:

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33).

A vida de um discípulo de Cristo é sustentada pelo seu amor, mas também passa pela porta estreita. Jesus já os havia avisado disso:

Tenho-lhes dito tudo isso para que vocês não venham a tropeçar. Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus. Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não lhes disse isso no princípio, porque eu estava com vocês (Jo 16.1-4).

Diante disso, Paulo tomou providências:

Assim, quando não pude mais suportar, enviei Timóteo para saber se continuavam firmes na fé. Tinha receio de que o tentador os tivesse vencido e todo o nosso trabalho houvesse sido inútil (1Ts 3.5).

3. A esperança de Paulo

A pessoa de Jó é um exemplo de postura quando sofremos ataques diretos:

Ao ouvir isso (as notícias das calamidades que ocorreram), Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus (Jó 1.20-22).

Há, porém, também ataques sutis, diante dos quais também necessitamos de firmeza:

Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem (2Co 11.14-15).

Portanto, temos de ficar atentos o tempo todo:

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos (1Pe 5.8-9).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.