Menu fechado

Quem você realmente é?

11/07/2022 | Carlos "Brown" Silva (obreiro), Mensagens

Texto bíblico básico: Lucas 9.18-24

O texto bíblico indicado acima narra o episódio em que Jesus perguntou aos seus discípulos quem o povo dizia que ele era. As respostas foram variadas: um profeta, João Batista, Elias… Perguntados então o que eles achavam, Pedro respondeu: “Tu és o Cristo de Deus”.

É importante entender quem é Jesus a fim de sabermos qual é a nossa própria identidade. A conclusão poderá ser que “eu sou apenas um ninguém tentando dizer a todos tudo sobre alguém que salvou minha alma”.

1. Quem é você sem Jesus?

Pode ser que você seja
– alguém que não conhece Jesus ou
– alguém que conhece Jesus, mas…

Apesar de sermos criação e imagem de Deus, sem Jesus estamos separados de Deus, caídos, inimigos de Deus. Paulo diz sobre isso:

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (Ef 2.1-3).

Ou, em outra passagem:

Antes vocês estavam separados de Deus e na mente de vocês eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês (Cl 1.21).

Quem não sabe quem Jesus realmente é tem expectativas erradas a respeito dele. Jesus comentou isso com os que o buscavam:

“A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos” (Jo 6.26).

Nessas condições,

muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo (Jo 6.66).

Assim, talvez você já tenha ouvido falar de Jesus e até o segue em algumas coisas mais simpáticas, mas ele NÃO é prioridade em sua vida.

Fica então a pergunta: Quem é Jesus, afinal?

2. Quem é Jesus, então?

A Bíblia fornece uma longa lista de atributos de Jesus, que mereceriam ser examinados um a um. Jesus é…

Amor (1Jo 4.8), Salvador, Redentor, Pão da Vida, Senhor, Filho do Deus vivo, Criador (Jo 1.3), Filho Unigênito, Filho Amado (Mt 3.17), Santo de Israel, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Reis dos Reis, Cabeça da Igreja, Todo-Poderoso, Alfa e Ômega, Mestre, Sumo Sacerdote, Profeta, Emanuel (Deus conosco), Advogado, Justo Mediador, Disciplinador (Hb 12.6); Juiz, Pedra Angular, Autor e Consumador da fé, Cordeiro de Deus, Bom Pastor, Verbo (Palavra), Leão de Judá, Ressurreição e a Vida – CRISTO – o Caminho, a verdade e a Vida…

Outras passagens sobre quem é Jesus:

Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém “semelhante a um filho de homem”. Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. Então saiu do santuário um outro anjo, que bradou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem: “Tome a sua foice e faça a colheita, pois a safra da terra está madura; chegou a hora de colhê-la”. Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada (Ap 14.14-16).

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (2Tm 4.8).

Jesus sabia quem ele era!

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, de quem me agrado” (Mt 3.16-17).

3. Quem é você com Jesus

Quem conhece o verdadeiro Cristo está nele e o Espírito Santo vive nessa pessoa, então essa pessoa sabe quem ela é.

Se quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho; quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida (Rm 5.10).

A trajetória de Jacó é um modelo da transformação que a convivência com Jesus produz em nossa vida. Jacó começou como mentiroso (“Eu sou Esaú, seu filho mais velho” – Gn 27.19), passou pelo reconhecimento de quem ele era de fato ao dizer seu verdadeiro nome a Deus quando este lhe perguntou (Gn 32.17) – Jacó significa algo como “enganador”, passando a ser “Israel” (lutador de Deus) pela graça de Deus nele.

Para nós, isso se reflete em 2Co 5.17:

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Em Ef 2.6-10 consta uma descrição dessa transformação:

Deus nos ressuscitou com Cristo; somos salvos pela graça e criação de Deus realizada em Cristo para fazermos boas obras.

Quem vive com Jesus tem consciência de que é pecador e aceita a disciplina:

Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23).

Com Jesus somos vencedores:

Em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou (Rm 8.37).

Toda a nossa vida será dedicada a Deus:

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens.

Isto define as prioridades de quem vive com Jesus. Confira sobre isso também Mt 6.33 e Js 1.8.

Em resumo: Conheça o verdadeiro Jesus! Só ele pode definir quem você realmente é!

Carlos “Brown” Silva – domingo, 10/7/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.