Menu fechado

Requisitos para um ministério eficaz

31/10/2022 | Cultos especiais, Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: 1 Crônicas 28.9-10

Culto festivo de ordenação de Kevin Tehlen ao pastorado. O texto básico contém as instruções finais de Davi ao seu filho Salomão como seu sucessor, principalmente quanto à construção do templo. Essas instruções transmitem as seguintes recomendações:

1. Reconhecer o Deus vivo como Senhor

Deus é o verdadeiro Rei e o Pastor Supremo. Nós não passamos de auxiliares no cuidado às ovelhas (comparáveis a cães-pastores). Por isso, o homem de Deus deve exercer seu ministério com temor e tremor, sob a convicção de que Deus o dirigirá. Com isso, Deus deixará suas marcas na igreja e o seu ministério será uma grande bênção.

2. Servir com a motivação correta

Que todos os seus atos sejam para o louvor de Deus. Assim se aplicará a promessa de Jesus em Mt 25.34:

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.

Esses atos precisam ser voluntariamente destinados a glorificar a Deus. Este é o grande desafio do ministério – e essa motivação precisa ser prazerosa, não exercida de má vontade – ou não honrará a Deus. O profeta Malaquias alerta para isso:

Vocês profanam o (nome de Deus) ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível. E ainda dizem: “Que canseira!” e riem dela com desprezo, diz o Senhor dos Exércitos (Ml 1.12-13).

Isto não quer dizer que o ministério não possa ser cansativo e que possa haver necessidade de restauração como em qualquer outra atividade. O termo-chave é motivação. Por princípio, o ministério não deve ser exercido a contragosto.

3. Permanecer nessa busca

Ou seja, ser persistente. É necessário buscar o Senhor continuamente, cultivando a comunhão com ele.

Importante: é mais difícil permanecer fiel à dedicação a Deus do que assumir essa postura inicialmente. Nossa tendência sempre é de relaxar com o tempo, mas a persistência é essencial.

4. Buscar conhecer a missão

A missão de Salomão foi construir o templo. Qual será a nossa?

Mantendo o paralelo, será construir o Reino de Deus. Não se trata apenas de manutenção, de impedir uma deterioração ou retrocesso, mas de efetivamente buscar seu progresso e edificá-lo. Não necessariamente em termos numéricos ou de prestígio, mas deixando marcas de santidade.

Nossa contribuição para isso é a disposição de obedecer. Deus cuidará do resultado.

5. Ter atitude

A recomendação de Davi a Salomão foi: Seja forte e mãos à obra!

Fato é que Deus mesmo resolverá a maior parte dos problemas. Resta uma parcela que requer esforço e dedicação nossos ao pôr o trabalho em prática.

Assim, importa assumir o ministério com confiança, obediência e fidelidade, e então descansar na fidelidade de Deus.

Pr Ricardo Lebendeco – domingo, 30/10/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.