Menu fechado

O que você faz enquanto espera?

28/11/2022 | Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Mt 24.44-51

No texto básico acima, Jesus fala da sua segunda vinda e diz que ela será inesperada.

Até que isso ocorra, ele entregou a administração da sua obra a seus discípulos – nós inclusive – para cuidarem dela.

Ele explica então que esses administradores ou servos podem ser bons ou maus.

Quando ele voltar, os servos bons serão premiados, e os maus, punidos.

Ao contrário dos judeus, para quem a volta de Cristo nada significava porque não o reconheceram, os primeiros cristãos esperavam seu retorno praticamente imediato (At 2.44-45).

Com isso, muitos “encerraram o expediente” e até deixaram de trabalhar (porque não valeria mais a pena), venderam seus bens e distribuíram o lucro entre si para apenas sobreviverem até que Jesus voltasse. Paulo corrige esse procedimento em 1Ts 5.1,4 e 2Ts 2, explicando que de fato ninguém sabe quando Cristo voltará.

Com o passar do tempo, então, surgiram vários diferentes procedimentos para preencher o tempo de espera. Alguns exemplos:

Passividade por falta de expectativa

Depois de aproximadamente 2000 anos desiste-se de esperar, pensando que a volta de Cristo ainda vai demorar muito ou talvez nem aconteça. Perde-se com isso o importante foco da vida cristã – e, a propósito, Jesus também poderia voltar a qualquer momento (Mt 24.37-39)!

Perder a fé e tentar substituí-la por iniciativas próprias

Foi o caso dos israelitas no deserto, que se cansaram de esperar a volta de Moisés e substituíram o Deus vivo por um bezerro de ouro.

Tentar efetivar o reino de Deus na terra à força

Foi o que fizeram as cruzadas na Idade Média de modo totalmente contrário ao que a Bíblia ensina – com resultados trágicos.

Tem algo a ver com a atitude do servo mau descrito por Jesus – aproveitar uma posição privilegiada para tirar proveito pessoal dos recursos à custa dos outros.

Contar com a “melhora” do mundo presumindo um aprimoramento automático pela própria virtude humana, que culminaria com o estabelecimento do reino de Deus na terra. Foi o que muitos imaginaram no século XIX diante dos progressos humanos registrados então, tendo depois sido desiludidos com as duas guerras mundiais.

Aproveitar o tempo de espera para se aprimorar

Assim como alguém pode aproveitar períodos “mortos”, como p.ex. em viagens ou aguardando em filas, para ler e estudar, o cristão pode aproveitar o tempo de espera para promover o crescimento do reino de Deus em torno dele.

Aproveitar o tempo de espera para construir o reino de Deus passo a passo

Manter-se alerta para a possibilidade de Jesus retornar a qualquer momento, mas ao mesmo tempo agir para promover o reino de Deus mesmo se o seu retorno ainda demorar indefinidamente.

Trata-se de…

…cultivar o nosso próprio crescimento espiritual (santificação);
…praticar o amor ao próximo – perdão, misericórdia e intercessão;
…planejar nossa cooperação no reino de Deus, também contando com possíveis imprevistos;
…divulgar o reino de Deus;
…aproveitar os recursos materiais, de tempo e de conhecimento de que se dispõe para beneficiar o mundo em que se vive.

Conclusão

O que fazemos nós a cada momento enquanto esperamos o retorno de Jesus?

Os dois servos da parábola de Jesus tinham os mesmos recursos, mas fizeram respectivamente bom e mau uso deles. O que faremos com os nossos bens, dons e talentos?

Pr. Paulo Sérgio Teixeira – domingo, 28/11/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.