Menu fechado

Consagrar-se para toda boa obra

23/01/2023 | Mensagens, Pr Paulo Sérgio Teixeira

Texto bíblico básico: 2Tm 2.21

Se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra (2Timóteo 2.21)

A palavra consagração pode ter vários sentidos. Um deles é a dedicação a determinada atividade. Um exemplo é dado na Bíblia por Ana, a mãe de Samuel, que consagrou seu filho a prestar serviços no tabernáculo de Deus, junto ao sacerdote Eli (1Sm 1.11).

Consagração é a ação de tornar sagrado, ato de dedicar a Deus algo que passa a fazer parte da vida religiosa, dedicar-se de maneira integral a algo considerado da maior importância. Portanto, o que à primeira vista parece um tanto místico, é na verdade algo bem prático. Assim, Paulo instrui Timóteo a consagrar-se para ser um utensílio para honra diante de Deus, apto para toda boa obra. Para isso ele fornece algumas diretrizes.

1) Purificar-se “destes erros”

Antes do nosso versículo básico, Paulo instrui Timóteo a afastar-se de falatórios inúteis e profanos (v 16). Trata-se aqui de discussões teológicas, que até poderiam esclarecer e ensinar, mas quando não são acompanhadas da prática, são vazias, perda de tempo e causadoras de confusão.

No v 17, ele alerta que aquilo corrói como câncer, e a seguir dá um exemplo de um ensino desse tipo, divulgado por Himeneu e Fileto.

Portanto, quem quiser consagrar-se para ser útil no reino de Deus, deve antes purificar-se daquilo que impede essa utilidade, assim como um vasilhame sujo não pode ser usado para alguma finalidade nobre, ou seja, ser utensílio para honra, conforme diz o texto bíblico:

Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo de imundícia (Is 64.6).

Como está escrito: “Não há justo, nem um sequer” (Rm 3.10).

2) Ser santificado e útil

Por si só, o ser humano não tem valor nem mérito, mas Deus, a quem ele pertence, lhe atribui valor. Jesus comenta a respeito:

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves? (Mt 6.26)

Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha! Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem (Mt 12.12).

Deus quer utilizar-nos para seu propósito de resgatar o ser humano por meio do seu amor. Para isso precisamos purificar-nos para sermos santificados e estar disponíveis para o reino de Deus:

Santificai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós (1Pe 3.15).

Como crentes, temos de nos consagrar: ter nossa vida dedicada, separada, desimpedida, para estarmos prontos para realizar a boa obra.

Pr. Paulo Sérgio Teixeira – domingo, 22/1/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.