Menu fechado

Expectativa x realidade no novo ano

09/01/2023 | Mensagens, Pr Paulo Sérgio Teixeira

Texto bíblico básico: Lc 24.13-27

É típico da passagem de ano fazermos um balanço do ano que passou e tomarmos resoluções para o ano novo. É comum ter a expectativa de que a transição de ano “muda tudo”, o que não é verdade. De qualquer forma, porém, é um bom momento para corrigir nossas metas, seja para cima, seja para baixo ou em outra direção.

Os discípulos de Jesus esperavam que ele fosse um messias guerreiro que libertasse Israel do domínio romano, e então se frustraram. Este foi o assunto da conversa dos discípulos de Emaús.

Nossas expectativas fracassam porque…

são erradas, irreais

Um exemplo típico de expectativas cristãs frustradas é o chamado (pós)-milenarismo: a ideia muito popular na virada do século XIX para o XX de que o Milênio previsto no Apocalipse já estava em curso, e que Jesus voltaria ao término desse período. O argumento para isso era o grande progresso do conhecimento humano, que parecia prometer uma era de paz, grande prosperidade e bem-estar. Essa expectativa foi depois frustrada brutalmente pelas duas guerras mundiais.

A Bíblia deixa claro que o mundo não vai melhorar antes da volta de Cristo, muito pelo contrário:

Por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos (Mt 24.12).

… se baseiam na pessoa errada (inclusive em nós mesmos)

Atendei agora, vós que dizeis: ‘Hoje ou amanhã iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros’. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. Em vez disso devíeis dizer: ‘Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo’ (Tg 4.13-15).

Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor.” “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.5,9).

… se baseiam em meios ou objetivos errados

Muitas vezes confiamos em estratégias, artifícios e maquinações humanas:

“Naquele tempo veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou de tuas mãos” (2Cr 16.7).

Quando nossas expectativas se tornam realidade?

a) Quando não são nossas, mas de Jesus

Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos, diz o Senhor (Is 55.8).

Nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si; se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos; de sorte que, quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor (Rm 14.7-8).

b) Quando podemos contar com a ajuda de Deus

Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos (Pv 16.3).

Humilhai-vos portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1Pe 5.6-7).

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor (Jr 17.7).

No ano de 2023, nossas expectativas se tornarão realidade se e somente se colocarmos Jesus em primeiro lugar em nossa vida: nossos planos, objetivos e ideais devem estar subordinados a ELE.

Pr. Paulo Sérgio Teixeira – domingo, 8/1/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.