Menu fechado

Alegria no Senhor

20/02/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 16

1. Um porto seguro

A verdadeira alegria não é empolgação ou euforia. É satisfação profunda e paz no coração. O primeiro versículo do Salmo 16 mostra onde encontrar essa condição fundamental da alegria:

Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio (Sl 16.1).

Refugiar-se em Deus é atitude similar à da criança assustada que busca o colo da mãe, onde percebe que estará segura e onde se sentirá feliz e satisfeita.

2. Uma confissão íntima de confiança

Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti“. Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer. Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses. Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes (Sl 16.2-4).

A vida vale a pena na medida em que é dedicada ao Senhor. O v 4 acima mostra o contraste com aqueles que vivem afastados de Deus. Outra passagem em que Davi confirma isso é a seguinte:

Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. tenho confiado no Senhor, sem vacilação. Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente, pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade. Não me associo com homens falsos, nem ando com hipócritas; detesto o ajuntamento dos malfeitores, e não me assento com os ímpios (Sl 26.1-5).

A conferir: Isto retrata a nossa própria fé e alegria?

3. Os motivos para confiar

Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: tenho uma bela herança!

Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado (Sl 16.5-8).

A porção é o alimento para viver; o cálice representa o vinho, produto da lavoura de uvas em Israel e símbolo de alegria.

Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos exércitos é o seu nome (Jr 10.16).

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda, porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.”

As divisas são as marcas de posse da terra que Deus deu aos israelitas (a herança) – e Davi festeja esses dons e o conselho de Deus, que lhe dão segurança no presente e no futuro.

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama (Sl 127.1-2).

Bendirei o Senhor que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado (Sl 17.7-8).

4. Os resultados dessa confiança

Tranquilidade e repouso porque definitivamente Deus não nos abandona:

Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita (Sl 16.9-11).

Fica a pergunta: No meio destes dias de carnaval, em que tanto de se fala de alegria, qual é a causa da nossa alegria, e até onde ela dura?

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 19/2/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.