Menu fechado

Consulte primeiro a Deus

07/10/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (11)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 6/10/2019

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Josué 9.1-14

Para tomar posse da terra de Canaã, Israel teve de enfrentar numerosos inimigos, e a ordem de Deus era que fossem exterminados. É bem possível que os reis locais soubessem disso. Diante disso,

os adversários se unem contra o povo de Israel.

Para Israel, a guerra contra aqueles povos não era só pela terra – haveria espaço suficiente para todos, mas a batalha era também espiritual. Tratava-se de obedecer à ordem de Deus em Êxodo 34.15-16:

Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também.

Não deixem que esses povos morem na terra de vocês, senão eles os levarão a pecar contra mim, porque prestar culto aos deuses deles será uma armadilha para vocês (Êxodo 23.33).

Pergunta: O que tem essa história a ver com a nossa vida hoje?

Hoje ainda estamos em luta

Para nós, a história das lutas de Israel pela terra de Canaã é mais importante do que parece: a batalha definiria quem é o Deus verdadeiro – e Satanás faz de tudo para nos afastar de Deus.

Por isso, Paulo passa esta instrução para nós:

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6.11-12).

E Pedro acrescenta:

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5.8).

Portanto, não há como fazer acordos.

Os adversários aplicam várias artimanhas na guerra:

1) Bons disfarces

– Falsa religiosidade:

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne (Colossenses 2.20-23).

2) Bons discursos

– Falsa humildade: “Somos teus servos…”

João adverte a respeito disso:

Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo (1 João 3.24 – 4.1).

Qual a nossa melhor defesa?

1) Estar alerta

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor
(Provérbios 19.20-21).

2) Não confiar nas aparências

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal (Provérbios 3.5-7).

3) Consultar primeiro a Deus

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3.16-17).

4) Não só consultar a Deus, mas praticar o que ele diz

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
O homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer
(Tiago 1.22,25).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.