Menu fechado

Qual é o tamanho do seu Deus?

08/06/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 13

Texto bíblico básico: Efésios 3.14-21

Paulo testemunha sobre sua vida de oração e oferece algumas indicações sobre como orar corretamente.

Algumas explicações sobre o modo de orar, lembrando que Deus é acessível a todos nós como Pai, conforme também expôs em Romanos 8.15:

Vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai!”

Ou seja, não há razão para um excesso de formalidade, com medo e perda da intimidade, embora isto não signifique que se vá desprezar a santidade de Deus e a reverência perante ele, conforme alerta Hebreus 12.28-29:

Adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor!

Ao instruir os leitores sobre a oração, Paulo mostra que está preocupado com o fortalecimento da vida espiritual deles:

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé… (Ef 3.16-17 )

Ele enfatiza esse fortalecimento em três áreas:

No intelecto ou na razão, numa transformação íntima do nosso ser que precisa ser permanente:

Oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus (Ef 3.17-19).

Na consciência, já que ainda vivemos em contato com o pecado, razão por que é preciso ficar alerta:  

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência (Ef 2.1-2).

Na vontade: Há um conflito de interesses entre Deus e nós:

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne… (Ef 2.3).

Como ser fortalecido?

Por meio de Cristo habitando permanentemente em nós como nosso Senhor:

Fui crucificado com Cristo. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20).

Assim, nosso relacionamento com Deus torna-se muito mais pessoal, e passamos a experimentar o amor de Deus, imensurável e incompreensível (Sl 139.1-6), promovendo nosso crescimento espiritual.

Esse crescimento se dá quando nos ocupamos da Escritura…

Começando por Moisés, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras (Lc 24.27 – Jesus falando com os discípulos no caminho de Emaús).

… e por meio da oração:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Fp 4.6-7).

Deus se revela quando obedecemos e buscamos a Deus integralmente.

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (Jo 14.21).

Vocês clamarão a mim, virão orar a mim e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor (Jr 29.12-14).

Conclusão

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Ef 3.20-21).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 7/6/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.