Menu fechado

Isso é coisa de pai!

09/08/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Provérbios 3.11-20

1. Um pai não se cansa de buscar o bem de seu filho

A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma (Pv 29.15-17).

O pai que busca o bem do filho dá bom exemplo e não despreza a disciplina, ao contrário da tendência atual de desculpar tudo e de tirar qualquer dificuldade do caminho dos filhos. Mostrar amor inclui corrigir.

Para fazer isso, há necessidade de firmeza com sabedoria:

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos (Pv 27.5-6).

Não confundir repreensão aberta com grosseria. A Bíblia relata em 1 Samuel o infeliz procedimento do sacerdote Eli com seus filhos indisciplinados, que mostra como não se deve fazer isso e a advertência de Deus a Eli:

Por que vocês zombam de meu sacrifício e de minha oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas pelo meu povo Israel? (1Sm 2.29).

Ele chegou a advertir os filhos, mas sem firmeza: não tomou nenhuma atitude a respeito, e o resultado foi trágico. O pai deve perseverar em sua tarefa por seu filho. Nem tudo se resolve de imediato. É preciso insistir:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Dt 6.6-7).

2. O pai ensina o que se deve valorizar nesta vida

Onde encontrar a felicidade:

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina (Pv 1.7).

Mostrar o que não tem valor e o que realmente tem:

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido (Ec 5.10).

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação (Hc 3.17-18).

Amar a Deus é mais importante e eficaz do que ter bens materiais:

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos (1Tm 6.9-10).

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mt 6.19-21).

Pai: Quais tem sido seus ensinamentos mais valiosos para seus filhos?

3. O pai ensina como viver nesta vida

Onde encontrar honra e vida longa: Os versículos 16 a 20 do texto bíblico básico tratam disso. A história bíblica de José no Egito dá um exemplo:

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía (Gn 39.2-4).

Onde encontrar esperança:

Saiba que a sabedoria também será boa para a sua alma; se você a encontrar, certamente haverá futuro para você, e a sua esperança não vai decepcioná-lo (Pv 24.14).

Encontrar esperança para o resultado da nossa vida tem a ver com as prioridades corretas:

Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas. Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz vemos a luz (Sl 36.7-9).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 8/8/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.