Menu fechado

Sejam santos (pt. 2)

10/10/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"

Série Perseverança 14

Texto bíblico básico: 1 Tessalonicenses 4.9-12

O texto básico indicado baseia-se na perspectiva da volta de Jesus. Enquanto esperamos por ela, devemos levar uma vida santa.

1. O amor fraternal

Os versículos 9 e 10 são os mais importantes do texto básico. Sua mensagem é que o amor deve ser o nosso padrão.

Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que vocês também amem uns aos outros (Jo 13.34).

Provavelmente conhecemos esse texto bem de cabeça. Mas será que ele desceu até o coração?

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e quem ama aquele que o gerou ama também o que dele é nascido (1Jo 5.1).

Tendo purificado a alma pela obediência à verdade e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1Pe 1.22-23).

Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros (Rm 12.10).

Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que vocês também amem uns aos outros. Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros (Jo 13.34-35).

2. Um problema!

Nestes dias de período eleitoral que vivemos no momento, tendemos a nos tornar vítimas do clima geral de confronto que se espalha pela sociedade, e que em alguns casos tem transbordado para dentro da igreja.

É verdade que todos têm a liberdade de ter e defender suas opiniões políticas, mas estas não deveriam ser determinantes para a nossa vida cristã – deveria ser o oposto. O amor é mais importante, prevalecendo inclusive sobre nossas convicções políticas, por mais fundamentadas que talvez sejam.

O amor precisa ser desenvolvido!

A união dos irmãos motivada pelo amor de Deus é fundamental para a igreja.

Divisões por motivos pessoais são uma das grandes tragédias de uma igreja, e o modo de superá-las é a prática do amor de Deus. O sacrifício de Cristo destinou-se a todos, também àqueles com quem não concordamos.

Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado seu Filho unigênito ao mundo para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros (1Jo 4.9-11).

Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como diante dele tranquilizaremos o nosso coração (1Jo 3.18-19).

Se não nos amarmos, tudo o mais é perda de tempo.

3. Quanto ao testemunho

Empenhem-se por viver tranquilamente, cuidar do que é de vocês e trabalhar com as próprias mãos como ordenamos para que vocês vivam com dignidade à vista dos de fora e não venham a precisar de nada (1Ts 4.11-12).

Cuidado com o fanatismo!

Importa mais cuidar da própria vida e da respectiva responsabilidade.

Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas em tudo sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês pela oração e pela súplica, com ações de graças (Fp 4.6).

Cuidado com a preguiça!

Vocês mesmos sabem como devem nos imitar, visto que nunca vivemos de forma desordenada quando estivemos entre vocês, nem jamais comemos pão à custa dos outros. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e fadiga, de noite e de dia, a fim de não sermos pesados a nenhum de vocês (2Ts 3.7-8).

Qual será a minha resposta?

Vivam com dignidade à vista dos de fora e não venham a precisar de nada (1Ts 4.12).

Duas condições: ênfase no amor fraterno e testemunho diante dos de fora:

Não se tornem motivo de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem para a igreja de Deus (1Co 10.32).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 9/10/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.