Menu fechado

Andando com Deus

14/11/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"

Série Perseverança (16)

Texto bíblico básico: 1 Tessalonicenses 5.16-22

1. Uma relação de confiança

No nosso texto bíblico básico, Paulo dá várias instruções para a nossa vida cristã. Em resumo, são as seguintes:

  • Alegrem-se sempre.
  • Orem continuamente.
  • Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Alegrem-se sempre

Esta convocação é difícil de praticar diante de algum desconforto porque entendemos a alegria como um sentimento que nos sobrevém. Paulo, porém, refere-se aqui a uma atitude de vida nos termos expressos em 1Pe 4.12-13:

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Alegrar-se apesar do desconforto: É uma atitude que tem a ver com a nossa confiança em Deus. Essa fonte de alegria precisa contrapor-se àquilo que nos entristece, assim:

Fontes de alegriaFontes de tristeza
Esperança na eternidadeCircunstâncias adversas
Cuidado de DeusFalta de controle
Promessa de Jesus estar sempre conoscoSolidão, falta de pertencimento

Pode ser possível entender tudo isso, mas não sentir a alegria. Isso tem a ver como o nosso foco: não se trata de alegrar-se por motivos externos, mas com a presença constante de Deus.

Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita (Sl 16.8-11).

Orar continuamente

Quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem (Mt 6.7-8).

Como se faz isso? No que consiste?

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará.
Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite. Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas
(Sl 63.1-7).

Oração não é discurso – é relacionamento. É manter os pensamentos ligados ao Pai.

Dar graças por tudo

Não se trata de cumprir formalidades, mas de dar lugar ao Espírito Santo em nossa vida:

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.18-20).

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.28).

Vale a pena considerar a seguinte citação de Martyn Lloyd-Jones:

Minha opinião acerca de tudo o que me acontece deve ser regida por estas três coisas: a compreensão que tenho acerca de quem sou, a consciência que tenho de para onde vou e o conhecimento que tenho do que me espera quando eu chegar lá.

2. Uma relação de obediência

Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal (1Ts 5.19-22).

Não apagar o Espírito

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gl 5.22-25).

Mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor (2Tm 1.6-8).

Não desprezar as profecias

Os ensinos que nos são transmitidos precisam ser avaliados com cuidado.

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo (At 17.11).

Vocês tropeçam dia e noite, e os profetas tropeçam com vocês. Por isso destruirei sua mãe. Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos (Os 4.5-6).

Afastar-se do mal

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção (1Pe 2.11-12).

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.14-16).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 13/11/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.