Menu fechado

Alegria em conhecer

27/03/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 119.97-104

O Salmo 119 é todo ele uma exaltação da palavra e da lei de Deus. O amor à lei do Senhor é sua motivação. O v. 97, em particular, lembra bastante o Salmo 1. O versículo mais conhecido do Salmo 119 é provavelmente o 105: “Lâmpada para os meus pés…”

Amar a lei de Deus requer dedicação

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos (Sl 119.97-100).

Os mandamentos de Deus merecem e requerem estudo. Seguem 3 aspectos importantes sobre o assunto:

1) A dedicação à lei nos torna mais sábios que os infiéis.

A lei de Deus nos ajuda em nossa vida diária. Um exemplo prático são as regras sanitárias que ela fornece para os israelitas no deserto. Fato é que a Lei do Senhor nos torna diferentes do mundo ao redor. Por isso, o apóstolo Paulo diz:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

2) A dedicação à lei nos torna mais conscientes de quem é Deus.

Jó expressa isso depois que Deus falou com ele:

Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram
(Jó 52.2,5).

3) A dedicação à lei nos torna mais conscientes de quem nós somos.

Ela nos transmite maturidade e sabedoria e nos mostra que, afinal, tudo depende de Deus:

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos (Ef 2.8-10).

Amar a Lei de Deus, não é somente amar sua palavra, mas é experimentar cada ensino, exortação e direção que esta palavra nos orienta a seguir em todos os dias e em todas as circunstâncias da nossa vida.

Amar a lei de Deus exige empenho

Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra. Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas (Sl 119.101-102).

Empenho em manter-se puro:

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês (1Co 15.33-34).

Empenho em estar perto de Deus:

Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos (Sl 84.10).

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me (Lc 9.23).

Amar a lei de Deus traz alegria

Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca! Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade (Sl 119.103-104).

A alegria está no coração que é sensível à Palavra

Virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (2Tm 4.3-4).

A alegria vem quando desejamos conhecer os ensinos da Palavra:

Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra. Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra. Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei (Sl 119.14-18).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 26/3/2023

https://youtube.com/live/kjHKyHGOgzM

Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.