Menu fechado

Um só coração e uma só voz

15/05/2023 | Carlos "Brown" Silva (obreiro), Cultos especiais, Mensagens

Texto bíblico básico: Romanos 15.5-7

Conta-se a história da galinha que, cercada da sua ninhada de pintinhos, teve de encarar um incêndio na fazenda em que vivia. Sem ter para onde fugir, sentou-se onde estava e juntou sua ninhada debaixo das asas. Depois que o incêndio terminou, foi encontrada morta, carbonizada, mas com os pintinhos ainda vivos debaixo das suas asas. Ela sacrificou sua vida em favor dos seus filhotes.

Esta é a cena de que também a Bíblia se lembra quando diz a respeito do que Deus faz conosco:

Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor (Sl 91.4).

Jesus assumiu esse papel e disse:

Jerusalém, Jerusalém, você que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! (Mt 23.37)

O texto de Romanos 15 nos convoca a assumir a mesma atitude de Jesus para, tal como fez a galinha, dedicar nossas capacidades ao benefício dos mais fracos e dependentes:

Ora, nós que somos fortes na fé temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos.

E o texto básico indicado acima diz:

O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma com que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus (Rm 15.5-7).

Não se trata de só aceitar a fraqueza dos “fracos” – é acolher – é carregar.

Acolher – sustentar – incentivar a unidade.

Esta deve ser a atitude dos mais fortes para com os mais fracos:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo (Fp 2.5-7).

Jesus … curou os que estavam doentes para se cumprir o que foi dito por meio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças (Mt 8.17).

Assim, nossa atitude deve ser similar à de Jesus:

Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20.28).

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos (Ef 4.3-6).

Somente com uma igreja unida, isto é, com “UM SÓ CORAÇÃO” e “UMA SÓ VOZ” é que seremos capazes de glorificar o nosso DEUS da forma que ELE merece ser glorificado.

Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros (Jo 13.34).

Carlos “Brown” A. Silva (obreiro) – domingo, 14/5/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.