Menu fechado

Enquanto há tempo

05/06/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 90

O Salmo 90 pode ser dividido em três partes. As duas primeiras nos apresentam a pessoa de Deus, e última contém pedidos a Deus sobre a nossa vida pessoal. Como será nossa situação quando formos chamados à presença de Deus para prestar contas da nossa vida?

1. Diante do Deus eterno e poderoso

Senhor, tu tens sido nosso refúgio ao longo das gerações. Antes que os montes nascessem, antes que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Fazes as pessoas voltarem ao pó quando dizes: “Retornem ao pó, mortais”. Para ti, mil anos são como um dia que passa, breves como algumas horas da noite. Arrastas as pessoas como numa enchente; elas são como sonhos que desaparecem. São como a grama que nasce pela manhã; pela manhã brota e floresce, mas, à tarde, murcha e seca. Somos consumidos por tua ira, ficamos apavorados com tua fúria (Sl 90.1-7).

Moisés, o autor do salmo, reconhece:

Deus é Deus deste a eternidade – No Novo Testamento, Paulo confirma isso na pessoa de Cristo:

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (Cl 1.15-17).

Deus também é soberano sobre todas as coisas.

Mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, (como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos (1Co 8.5-6).

2. Nossa posição diante de um Deus justo e santo

Tu pões diante de ti os nossos pecados, nossos pecados secretos, e vês todos eles. Passamos a vida debaixo de tua ira e terminamos nossos dias com um gemido. Recebemos setenta anos, alguns chegam aos oitenta. Mas até os melhores anos são cheios de dor e desgosto; logo desaparecem, e nós voamos. Quem conhece o poder de tua ira? Grande é a tua fúria, como o temor de que és digno (Sl 90.8-11).

Deus conhece o nosso interior:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras (Jr 17.9-10).

O que nos engana é o nosso comodismo e a ilusão de que já sabemos tudo.

Por outro lado, o que nos motiva a servir a Deus?

3. Deus estabelece seu tempo

Ó Senhor, volta-te para nós! Até quando te demorarás? Tem compaixão de teus servos. Satisfaze-nos a cada manhã com o teu amor, para que cantemos de alegria até o final da vida. Dá-nos alegria proporcional aos dias de aflição; compensa-nos pelos anos em que sofremos. Que nós, teus servos, vejamos teus feitos outra vez; que nossos filhos vejam a tua glória. Seja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus; faze prosperar nossos esforços, sim, faze prosperar nossos esforços (Sl 90.13-17).

Como percebemos a presença de Deus ao longo da nossa caminhada até o fim da vida?

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).

4. Estamos diante de um Deus misericordioso

Repetindo:

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).

Ó Senhor, volta-te para nós! Até quando te demorarás? Tem compaixão de teus servos. Satisfaze-nos a cada manhã com o teu amor, para que cantemos de alegria até o final da vida. Dá-nos alegria proporcional aos dias de aflição; compensa-nos pelos anos em que sofremos. Que nós, teus servos, vejamos teus feitos outra vez; que nossos filhos vejam a tua glória. Seja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus; faze prosperar nossos esforços, sim, faze prosperar nossos esforços (Sl 90.13-17).

Moisés invoca ousadamente a misericórdia de Deus:

  • Podemos pedir por alívio no sofrimento.
  • Podemos pedir por forças para enfrentar o dia a dia.
  • Podemos pedir por alegria na mesma proporção da nossa luta.
  • Podemos pedir para ver novamente os milagres que Deus fez.
  • Podemos pedir para que Deus abençoe nosso esforço.
  • Etc, etc.

Resumindo:

Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria (Sl 90.12).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 4/6/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.